Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Maio Amarelo: crianças aprendem sobre trânsito em aula a céu aberto

Publicada em 06/05/2021 às 13:56

Quinze alunos da EMEB João Luiz de Campos tiveram uma aula diferente na manhã desta quinta-feira (6). O assunto abordado, de forma descontraída, foi o trânsito. Essa ação com crianças faz parte da programação do Maio Amarelo em Jundiaí, promovida pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes e com o objetivo de levar mais conscientização para os motoristas. A aula ocorreu na Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), ao lado da escola.

No caso das crianças, como observa a coordenadora da escola municipal, Neichelli Fabrício Langona, “elas são multiplicadoras de conhecimento e levam para suas casas as boas práticas que aprendem aqui”. A coordenadora também ressalta que, casada à aula de trânsito, está a proposta do desemparedamento. Nesse ano letivo, a Unidade de Gestão de Educação está levando os alunos para áreas abertas, verdes e transformando esses locais em salas de aula.

Vagner levou aprendizado com diversão e as crianças participaram respondendo perguntas

Com desenvoltura e muita informação, o agente de trânsito Vagner Aparecido Quintiliano fez do aprendizado um momento de brincar, e trouxe exemplos para as crianças sobre o uso de capacete, cinto de segurança e itens que não podem faltar quando se anda de bicicleta, skate ou patins. “Com a criança o clima da aula é outro, elas respondem de outra forma e participam muito”, declara ele. Quem se empolgou foi o pequeno Vitor Henrique, de 7 anos. “A gente entendeu a importância de usar cinto de segurança e também o capacete”, declarou.

Responsável pela Educação no Trânsito e Estatísticas da Gestão de Mobilidade e Transportes, Juliana Maia lembrou que o objetivo é, além de trabalhar com as crianças, trabalhar com a família. “O Maio Amarelo está sendo levado para todos os públicos. As crianças são parte vital desse processo, nossos futuros motoristas.”

Vitor Henrique aprendeu sobre a importância de usar capacete e cinto de segurança

De acordo com dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, de janeiro a março de 2021 foram registrados em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade 499 acidentes com vítimas não fatais e 18 óbitos. Apenas em vias da cidade, foram 330 acidentes com vítimas não fatais e cinco óbitos. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.

Em Jundiaí, a Gestão de Mobilidade e Transportes iniciou uma campanha de conscientização – com faixas e postagens nas redes sociais – que se soma às atividades do Movimento Maio Amarelo, além de reforçar a fiscalização.

Confira aqui as atividades do Maio Amarelo em Jundiaí.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasTrânsito
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/06/maio-amarelo-criancas-aprendem-sobre-transito-em-aula-a-ceu-aberto/

Apoio