Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí realiza mutirão de castração de gatos

Publicada em 07/05/2021 às 17:18

O Departamento de Bem-Estar Animal (Debea) realizou, nesta sexta-feira (7), mutirão de castração de gatos. Ao todo, 103 animais receberam o procedimento médico veterinário que evita o descontrole populacional de gatos. 

A diretora do Departamento, Daniela Araujo Passos, explica que os mutirões foram retomados com os gatos por possibilitarem maior controle do fluxo de pessoas no espaço. “Como os gatos chegam em caixas de transportes, podemos fazer os agendamentos espaçados, mas principalmente porque quando os animais retornam da anestesia, podem ficar acomodados em suas caixas de transporte, não sendo necessário que os tutores permaneçam no espaço. Neste momento priorizamos o agendamento para quem tem diversos animais na mesma residência”, explica. 

Thaine Verishe de Lima levou as gatas Sofia e Mia para a castração. “A saúde e bem-estar delas é essencial”, comentou a tutora que tem quatro gatos em casa, todos castrados. 

Thaine levou Mia e Sofia para fazer a castração

Fabiane Pastorini é tutora de nove gatos, cinco já foram castrados pelo Debea e aproveitou o mutirão para levar os quatro novos membros da ninhada. “Adotei a gata quando ela estava prenha, vamos aproveitar para fazer a castração tanto da mãe como dos filhotes. O procedimento é fundamental para evitar que eles não adquiram o hábito de querer sair de casa”, comenta. 

Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus bichos de estimação podem fazer o cadastro pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo.  

Mutirão é retomado com a castração de gatos

Após o cadastro, o tutor deve acompanhar o avanço da inscrição. A lista com o nome dos inscritos fica disponível no site da Prefeitura de Jundiaí e é atualizada bimestralmente. Também é importante estar atento à ligação do departamento.

Não há prazo prévio para o agendamento para a cirurgia, pois depende da procura pela castração e da oferta de vagas disponíveis, além de critérios epidemiológicos estabelecido pelo Debea.

(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/07/departamento-de-bem-estar-animal-de-jundiai-realiza-mutirao-de-castracao-de-gatos/

Apoio