Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pix Cobrança entra em funcionamento nesta sexta-feira (14)

Publicada em 14/05/2021 às 14:02

Depois de dois adiamentos, o Pix Cobrança entra em funcionamento nesta sexta-feira (14). A nova modalidade do serviço instantâneo de pagamentos do Banco Central tem o objetivo de facilitar as cobranças feitas por pessoas jurídicas.

Com o Pix Cobrança, empresas e microempreendedores poderão gerar QR Codes para pagamento em datas futuras, com a inclusão de juros, multas, acréscimos, descontos e outros abatimentos de maneira semelhante a um boleto bancário.

A principal diferença é que a compensação acontece em 10 segundos, em vez de demorar até três dias úteis (como em um boleto convencional). É importante lembrar que desde novembro de 2020, quando o Pix passou a funcionar, já era possível gerar QR Codes para pagamentos para liquidação imediata.

Pix Cobrança entra em funcionamento nesta sexta-feira (14)

Já que o dinheiro cai no mesmo minuto na conta, fica mais fácil para comerciantes e empreendedores organizarem os fluxos das empresas. No caso de e-commerces, por exemplo, seria possível até mesmo agilizar a liberação de produtos para envio ao consumidor.

“O boleto tem um grande problema que é a demora para compensação. Então mesmo que a empresa emita um boleto e o consumidor pague exatamente na mesma hora, a notificação só chega no dia seguinte”, afirma Igor Senra, CEO da Cora. “Para os e-commerces, essa demora na notificação é custosa, já que ela paga para ter o estoque, e só pode liberar o produto após a confirmação do pagamento.”

(Texto/Imagem: Estadão)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/14/pix-cobranca-entra-em-funcionamento-nesta-sexta-feira-14/

Apoio