Gestor da Saúde de Jundiaí responde dúvidas da população sobre a COVID-19
Durante o Boletim TVTEC transmitido na tarde desta quarta-feira (19), os seguidores do programa puderam enviar perguntas referentes à vacinação e à COVID-19 para serem respondidas pelo gestor de Saúde da Prefeitura de Jundiaí, Tiago Texera.
A primeira a enviar a pergunta foi dona Laurinda que questionou o porquê das vacinas contra a COVID-19 demorarem tanto para serem aplicadas na população. “Isso é responsabilidade de quem?”, questionou.
Texera informou que o município de Jundiaí não fabrica as vacinas, apenas recebe, diferente do Estado de São Paulo, que fabrica, mas apenas para venda para a União. “Então a União compra a vacina de fora do Brasil e compra de dentro do Brasil. Mas ela tem razão, o Brasil vacina a marcha lenta porque tem poucas doses, seja porque não conseguiu comprar, seja porque ainda produz pouco”, explica.
A segunda pergunta veio da Rosane, que tem 48 anos e queria saber quando será vacinada. O gestor lembrou que para quem tem 45 anos ou mais e possui comorbidades, o Estado de São Paulo divulgou em seu calendário a vacinação a partir de 21 de maio. Porém, para as pessoas nessa faixa etária que não possuem comorbidades, ainda não há calendário divulgado.
Por último, dona Luzia questionou se é normal a segunda dose da vacina dar reação. “Sim, é normal. A vacina da AstraZeneca tem um pouco mais de reação do que a Coronavac, como dor no local, febre, dor de cabeça. Mas não tenha medo de tomar a vacina por isso”, orientou.
(Texto/Imagem: TVTEC)