Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Semana do Brincar: Cidade das Crianças é tema de transmissão ao vivo

Publicada em 22/05/2021 às 15:31

Como abertura oficial da Semana do Brincar, o prefeito Luiz Fernando Machado participou, na manhã deste sábado (22), da transmissão ao vivo do Seminário do Brincar 2021, com o objetivo de trazer para o centro da discussão a primeira infância. Na ocasião, o chefe do Executivo local pôde falar sobre a experiência de Jundiaí na implantação do projeto Cidade das Crianças. O seminário abordou o seguinte tema: “A cidade como espaço do brincar e dos direitos da criança”.

“Jundiaí tem feito sua parte para que as crianças sejam olhadas de fato como cidadãs, como protagonistas”, disse o prefeito Luiz Fernando. “E a partir do momento que você encara essa criança como cidadã e protagonista, o desafio seguinte é buscar maneiras de dar voz e participação a ela, o que nós já estamos fazendo em nossa cidade.”

Em evento com diferentes convidados, prefeito falou sobre a importância de apostar em políticas públicas para as crianças

Desde 2017, Jundiaí tem investido em políticas públicas para as crianças e passou a integrar a Rede Latino-americana Cidade das Crianças. Além disso, o município criou o Comitê das Crianças, com o objetivo de dar voz ao público infantil e assim ajudar a deliberar novos projetos e políticas para a cidade.

O evento virtual também contou com a participação do gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, e dos educadores Francesco Tonucci e Lorena Morachimo.

“Nós queremos ser uma cidade das crianças, e todos os dias eu acordo pensando que nossa função é fazer com que Jundiaí seja de fato das crianças”, declarou Peroni. “Aqui, nós de fato ouvimos as crianças e vamos fazer a diferença a partir do que elas nos trazem.”

“Temos que aproveitar o que as crianças nos propõem para transformarmos nossa cidade, implantar políticas adultas”, observou Tonucci. “Os anos mais importantes são os primeiros.”

Ações
A Semana Mundial do Brincar: Casinhas das Infâncias ocorre até o dia 30 de maio. O Grupo de Trabalho Criança na Cidade, que a Unidade de Gestão de Educação integra com mais outras oito unidades de gestão, elabora as ações. O objetivo é  usar o contexto de brincadeira de criança em um território de  adultos, proporcionando provocações e reflexões.

Em Jundiaí, ocorrem exposições com o tema “Casinhas de infâncias”, utilizando materiais não estruturados e simples, instaladas em alguns locais públicos da cidade (Complexo Argos, Paço Municipal, Solar do Barão, entre outros).

Na próxima segunda-feira (24), ocorre Um Diálogo sobre a Primeiríssima: A Experiência de Jundiaí, evento virtual que reúne diferentes prefeitos e gestores municipais das cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista.

E na quinta-feira (27) será feita uma escuta com as crianças suplentes do Comitê das Crianças, abordando os “Espaços de Brincar nas Escolas”, às 14h.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/22/semana-do-brincar-cidade-das-criancas-e-tema-de-transmissao-ao-vivo/

Apoio