Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Time do coração e música preferida: hospital São Vicente cria ‘prontuários afetivos’ para pacientes COVID-19

Publicada em 25/05/2021 às 16:14

“Casado há 50 anos com a dona Cenira. Torcedor do Paulista que ama assistir Chaves, contar piadas e fazer brincadeiras. Sua comida favorita é frango com batata”. Parecem características simples, mas se tornaram muito especiais para que todos conhecessem Ademar Crais no Hospital São Vicente em Jundiaí.

Ele foi um dos pacientes da UTI Covid que ganhou um prontuário afetivo. O projeto foi implantado no início do mês de maio pela psicóloga Nayara Pancelli como uma forma de humanizar o tratamento.

A profissional contou que se inspirou no projeto da médica reumatologista Isadora Jochims, do Hospital Universitário de Brasília. “Assim que vi a iniciativa na internet já me apaixonei e quis adaptar pra nossa unidade. Estamos há mais de um ano trabalhando no isolamento de COVID e, nesse tempo de isolamento e distanciamento entre paciente e familiares, o carinho e a atenção são também essenciais no tratamento”, explica.

Hospital de Jundiaí cria ‘prontuários afetivos’ para pacientes na UTI COVID

Como todos os pacientes que ficam na Unidade de Suporte Intermediário (USI), onde Nayara trabalha, chegam intubados e, normalmente, sedados, a equipe não pôde conhecer a personalidade de cada um. “Não conhecemos a voz, não sabemos da história… O paciente não consegue interagir com a equipe “, diz.

A psicóloga fez uma adaptação do projeto e apresentou ao hospital. Segundo ela, a iniciativa foi muito bem recebida e até emocionou alguns membros da equipe. “Quando cheguei com o primeiro prontuário, paramos todos no leito do paciente e eu li em voz alta. Foi muito emocionante. Pudemos olhar para o paciente além do leito. Conhecer quem são como pessoas”, conta.

As informações chegam pelos próprios familiares. Em uma ligação, Nayara pergunta sobre hobbies, gostos, e característica de cada pessoa. “Muitas famílias se emocionam durante a ligação, porque parece ser algo tão simples, mas em um momento difícil, elas se apegam à essas memórias”, diz.

Prontuários personalizados são criados pela equipe do HSV: atendimento humanizado

Depois de prontos, os prontuários são deixados nos leitos de cada paciente, e as informações ajudam também no tratamento. Segundo a profissional, a equipe tem o costume de conversar com cada um deles, mesmo que estejam intubados e sedados.

“Conversamos muito com cada um. Estimulamos cada paciente, pedimos licença para examinar e sempre nos apresentamos, mesmo quando estão inconscientes. Agora, com o prontuário, podemos falar sobre coisas que eles gostam, falar dos filhos, dos netos, do time de futebol. Temos certeza que isso ajuda muito”, explica.

(Texto: G1/Imagem: Assessoria HSV)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/25/hospital-sao-vicente-cria-prontuarios-afetivos-para-pacientes-na-uti-covid-2/

Apoio