Corpus Christi: tradicional tapete no Eloy Chaves será feito com cartazes pelos paroquianos
O tradicional tapete de Corpus Christi confeccionado por frequentadores da Paróquia São João Bosco, no bairro Eloy Chaves, em Jundiaí, será produzido com cartazes neste ano. De acordo com o pároco, padre Michael Henrique, a alternativa para evitar aglomeração vai marcar o importante momento da Igreja Católica com o que ela tem de melhor: a devoção e envolvimento dos fiéis.
O religioso explicou que a história do tapete completa 33 anos neste ano. Em 2020, justamente no momento de maior pico da pandemia do novo coronavírus, a confecção teve de ser suspensa. “O ano passado, para nós, foi atípico. Como não tivemos o tapete devido à pandemia, após a missa nós fomos aos bairros, de carro, passando com o Cristo pelas ruas e recolhendo mantimentos para as famílias mais necessitadas, como gesto concreto. Foi a forma que encontramos para que pudéssemos ter a participação dos paroquianos neste momento tão importante”, comentou.
Agora, a participação dos fiéis será ainda mais efetiva na produção de tudo o que envolve o Corpus Christi. Nas missas e nas mídias sociais da paróquia, o padre Michael tem pedido que as pessoas produzam cartazes com o tema “Tomai e Comei” para servir como tapete neste ano.
“As famílias podem produzir quantos cartazes quiserem, usando uma cartolina em tamanho padrão (50 cm x 65 cm), na posição horizontal e focados no tema definido. Elas devem entregá-los até o próximo dia 30, na secretaria da paróquia ou nas missas. Pedimos, também, a doação de agasalhos infantis, tamanhos 2 ao 16, e cobertores. Tudo será posteriormente repassado aos mais necessitados”.
A exemplo dos cartazes, as roupas e cobertores também devem ser entregues na paróquia. Para mais informações, ligue 4582-4529, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sjoaoboscojundiai) ou Instagram (https://www.instagram.com/sjoaoboscojundiai).
História
Desde 1988, centenas de fiéis da Paróquia São João Bosco usam materiais como serragem colorida, gesso em pó, borra de café e areia fina colorida para confecção do tapete de Corpus Christi. E haja serragem para todo este batalhão de voluntários!
Segundo os organizadores, 500 quilos ajudam a formar imagens e temas ligados à Igreja Católica, num trecho de 400 metros da avenida Carlos Veiga (avenida da UBS do Eloy Chaves). Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza da avenida.
Neste ano, a organização do Corpus Christi estima que pelo menos 300 cartazes sejam necessários para o espaço determinado para a criação do tapete – que faz parte do Calendário Municipal de Eventos há nove anos.
As missas do dia 3 de junho serão realizadas às 8h, 10h30 e 16h – as duas últimas, inclusive, terão a benção de Jesus Eucarístico e transmissão pelas mídias sociais da paróquia. O agendamento já está liberado pelo site – paroquia-sao-joao-bosco2.reservio.com.
(Texto/Imagem: Assessoria de Imprensa)