Procon Jundiaí orienta consumidor sobre compras para Dia dos Namorados
Com a aproximação do Dia dos Namorados, os consumidores devem planejar a comemoração tomando alguns cuidados e seguindo orientações do Procon Jundiaí. “Devido ao momento de pandemia, muitas pessoas optam por comprar pela internet, o que exige atenção”, orienta a chefe do Procon de Jundiaí, Gabriela Glinternik. “Mas claro que alguns desses cuidados também valem para lojas físicas.”
Também sobre lojas físicas, Glinternik lembra que, além das questões que envolvem a compra, há outra preocupação neste período: a COVID-19. “O que sempre salientamos são cuidados básicos, como lavar as mãos, manter uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando e usar máscara sempre.”
Dicas para compras pela internet:
Cuidado com ofertas e promoções que não informam, antes de efetivar a compra, a data de entrega.
Evite comprar através de link ou ofertas que aparecem enquanto você navega nos aplicativos, redes sociais etc. Busque o site e veja se está clara as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato. Pesquise se aquele site já consta da lista da Fundação Procon “evite este site” através deste endereço.
Em pagamentos com cartão de crédito ou boleto, verifique os sites “seguros” (com endereço iniciado por https://, na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.
Troca de presentes com defeito:
A troca do presente por motivos como, cor, tamanho, modelo só acontecem quando o estabelecimento comercial prometeu. Neste caso, o consumidor pode pedir que as condições informadas para a troca estejam por escrito. Nas compras pelo site, por exemplo, grave a tela que descreve as regras para que você possa apresentá-las caso enfrente problemas. Se for numa loja física, tire uma foto se as regras estiverem em cartaz ou faça constar no verso da Nota Fiscal.
Compras em loja física:
Na compra de produtos eletroeletrônicos, veja se é possível testar o produto na hora. Verifique se o fabricante oferece a garantia do produto que, neste caso, deve vir junto o Certificado de Garantia, que normalmente deve ser preenchido pela loja para ter validade. Sendo assim, exija o preenchimento. Peça sempre a Nota Fiscal.
O Procon Jundiaí só atende mediante agendamento prévio ou pelo formulário. Todas as informações sobre as formas de atendimento podem ser conferidas através de seu SITE.
Utilize o Consumidor.gov.br e verifique se a empresa que você quer reclamar participa da plataforma. O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
(Texto/Imagem: Assessoria de Imprensa)