Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Governo e Finanças apresenta metas fiscais em audiência pública

Publicada em 29/05/2021 às 09:08

Em audiência pública ocorrida na manhã desta sexta-feira (28), na Câmara Municipal, a Unidade de Gestão de Governo e Finanças fez a apresentação e avaliação do cumprimento das metas fiscais dos primeiros quatro meses de 2021 em Jundiaí. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook, YouTube e pela TV Câmara (12.2 UHF e 4 NET).

“A Lei de Responsabilidade Fiscal divide o ano em três partes, três quadrimestres, para que o gestor municipal apresente os resultados das metas fiscais”, explicou o gestor José Antonio Parimoschi.

Parimoschi apresentou dados sobre o município e explicou os reflexos da pandemia, como a necessidade de maior aplicação de recursos na Saúde

“Os reflexos da pandemia ainda são sentidos e enquanto não sairmos dessa crise sanitária, com impactos sociais imensos, teremos alguns desequilíbrios de ordem econômica e fiscal”, disse Parimoschi. E, por causa do momento de pandemia, mais recursos estão sendo aplicados em Saúde, como no Hospital São Vicente, que terá seu custo aumentado este ano. “Teremos recursos para tocarmos nossas necessidades, a nível municipal, mesmo que o Governo Federal não faça repasses para o enfrentamento à COVID-19.”

“O município é um prestador de serviço e manter uma infraestrutura de Saúde de excelência custa muito aos cofres públicos. Precisamos de sabedoria para ajustar o que é preciso para a gestão ser mais eficiente e atender o munícipe”, afirmou o gestor.

Parimoschi também fez questão de esclarecer algumas desinformações relacionadas à Dívida Consolidada do município. No primeiro quadrimestre de 2021, ela correspondeu a 25,7% da Receita Corrente Líquida de R$ 2,15 bilhões. “Nosso endividamento é compatível com o porte do orçamento do município. Especialmente quando emprestamos recursos para investir na cidade e ampliar os benefícios para a população”, explicou. “Não se trata de empréstimos para cobrir ‘buracos’. Nossa bússola é sempre a responsabilidade fiscal para não colocarmos as finanças do município em risco. Nossa gestão não trabalha com narrativas, mas com dados oficiais e disponíveis para todos os munícipes no Portal da Transparência.”

A audiência foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Faouaz Taha, e abriu espaço para questionamentos de todos os vereadores após a apresentação do gestor Parimoschi.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EconomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/29/governo-e-financas-apresenta-metas-fiscais-em-audiencia-publica/

Apoio