“Eu venci e isso é muito bom”, comemora paciente depois de se recuperar da COVID-19
A moradora de Jundiaí, Ilvanete Aparecida Pereira, de 59 anos, comemora sua luta contra a COVID-19. “Eu venci e isso é muito bom”, celebra ela, depois de ficar três dias internada no Hospital São Vicente de Paulo.
Diferente de muitos casos, Ilvanete não teve os sintomas característicos da doença, como febre alta, dor de cabeça e dor no corpo. “Na realidade, eu não achava que eu estava ruim, achava que era só uma crise de asma, eu estava respirando muito pouco, mas eu não tinha noção que era tão grave”, lembra. Mas ao chegar ao hospital, Ilvanete já estava com 25% do pulmão comprometido.
Desde o início da pandemia, Ilvanete sempre procurou tomar todos os cuidados, como evitar sair sem necessidade e utilizar o álcool gel. “Sempre tive muito medo, a gente nunca saia para lugar nenhum”, diz.
O que mais marcou Ilvanete durante esse tempo internada foi o convívio com outros pacientes, que permaneceram internados, após ela ter alta. “Procurava sempre confortar as pessoas que estavam do meu lado e foi o que eu achei mais difícil”, conta. Ilvanete se lembra de uma paciente que estava internada no mesmo quarto que o dela, e que passou por momentos difíceis. “Aquilo ficou na minha cabeça e eu não conseguia dormir pensando nas pessoas que ficaram lá, é complicado você ver, você fica impotente”, desabafa.
Durante a experiência com a COVID-19, Ilvanete só pensava em rever a família. “O que eu mais queria mesmo era dar um abraço na minha mãe, no meu filho. Sabe aquele abraço de mãe e filho? Passou o aniversário e eu não pude dar um abraço nele”, se emociona.
(Texto/Imagem: TVTEC)