Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

No dia do Meio Ambiente, Prefeitura lança o programa Pé de Árvore

Publicada em 05/06/2021 às 13:39

No Dia Mundial do Meio Ambiente, em continuidade às atividades realizadas ao longo da Semana do Meio Ambiente, o Prefeito Luiz Fernando Machado, os gestores municipais e as crianças que fazem parte do Comitê das Crianças de Jundiaí lançaram o programa Pé de Árvore com o plantio de 124 mudas, em frente à EMEB Professora Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo Horizonte.

Integrantes do Comitê das Crianças participaram da atividade de lançamento do programa Pé de Árvore

A ação é promovida pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e marca um dos resultados do Plano de Bairro, realizado nos primeiros meses deste ano, que promoveu a escuta dos moradores, com a apresentação de diagnóstico do bairro a partir do olhar das crianças e de seus cuidadores. 

“O programa Pé de Árvore é a primeira resposta à consulta realizada pelo Plano de Bairro. As crianças e os pais apontaram a falta de árvores e consequentemente de sombras, o que se torna uma dificuldade para andar a pé, principalmente no trajeto para a escola. Em dezembro de 2019, o Comitê das Crianças também entregou uma carta com alguns pedidos, entre eles estava ‘reduzir a poluição plantando mais árvores’”, contou o prefeito Luiz Fernando, que simultaneamente participou de atividade on-line da Fundação Serra do Japi, integrando a apresentação realizada para pesquisadores com as atividades de plantio no bairro. 

O programa Pé de Árvore tem por objetivo melhorar a qualidade ambiental e paisagística dos espaços urbanos, contribuir para a redução de poluição do ar, sonora e visual, favorecer a saúde física e mental da população, incentivar a mobilidade a pé, e partir de calçadas sombreadas e estimular a participação da população na demanda e na manutenção das árvores. O plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030).

“Os benefícios da arborização não se restringem apenas ao plantio das árvores, mas também ao envolvimento da comunidade desde o início e principalmente o comprometimento das pessoas para promoverem o cuidado necessário”, afirma o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

A consulta à população da Região Oeste da cidade para elaboração do Plano de Bairro, apontou que: 87% dos moradores gostariam de ter mais árvores plantadas nas calçadas; 72% dos moradores aceitariam que uma árvore fosse plantada em frente ou próximo à sua casa; 33% dos pais gostariam que os filhos fossem a pé para a escola, se as condições do caminho fossem melhores; 24% dos pais indicaram como dificuldades no caminho a falta de sombra; 39% das crianças pediram mais árvores.

Integrante do Comitê das Crianças, Samuel Gomes, 11 anos, estava animado com o plantio da muda de ipê que fez junto com o Prefeito e com os demais integrantes do grupo. “Mais árvores para a cidade foi um pedido que fizemos no ano passado, durante as reuniões do comitê. Agora, com o plantio, é a realização do que indicamos como necessidade”, comentou o garoto, que estuda na Escola Adventista.

Pé de Árvore

O Pé de Árvore é uma iniciativa do Departamento de Urbanismo, da UGPUMA, realizada em parceria com as Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). O programa atende toda a cidade. 

As árvores serão plantadas em frente aos imóveis dos proprietários que autorizaram e se comprometeram a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores podem fazer a solicitação digital, no site da Prefeitura. “A preparação do local, plantio das mudas e instalação de gradil para proteção e de placa de identificação das árvores ficarão a cargo das unidades da prefeitura, o munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com a árvores”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.

Ainda participaram do lançamento do programa o vice-prefeito Gustavo Martinelli, os gestores das Unidades de Gestão Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques e de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, além do vereador Romildo Antonio.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/06/05/no-dia-do-meio-ambiente-prefeitura-lanca-o-programa-pe-de-arvore/

Apoio