Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Defesa Civil de Jundiaí completa 44 anos com ações e projetos para a cidade

Publicada em 06/06/2021 às 13:00

Criada pelo Decreto Municipal 4.388 de 06 de junho de 1977, Jundiaí é a cidade com a Defesa Civil de maior tempo de existência em todo o Estado de São Paulo, e das mais antigas do país. Neste domingo, quando completa 44 anos de trabalhos prestados à municipalidade, o órgão celebra as ações e planos estabelecidos para o cuidado e proteção aos jundiaienses.

Imagem de treinamento organizado pela Defesa Civil de Jundiaí, em 2019, no Aeroporto Comandante Rolim Amaro, em Jundiaí

Com a função básica de proteger a vida, por meio de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil, a unidade de Jundiaí atua, desde o mês de janeiro, implantando o Plano de Contingência de Estiagem. No entanto, no cronograma anual ainda consta o atendimento à Operação Chuvas de Verão, Plano de Gestão de Catástrofe e o Comitê Cidade Resiliente do Programa da ONU para Redução de Risco de Desastres UNDRR (MRC2030).

“No início do ano, Jundiaí recebeu medalha em comemoração aos 45 anos da Defesa Civil Estadual. Somos a cidade com maior tempo de criação do serviço municipal e temos muito a celebrar com as iniciativas e atividades implementadas focadas na prevenção aos acidentes e catástrofes, pautadas no atendimento em rede e compartilhamento de informações de forma eficiente com o uso da tecnologia”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Para o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, os investimentos realizados no órgão municipal, resultam em melhor entrega de serviço à população. “A Defesa Civil de Jundiaí é atuante preventivamente, com a união de forças de todas as esferas de administração com foco para o bem comum. Exemplo do trabalho foi o treinamento realizado em 2019 para grandes catástrofes, no aeroporto de Jundiaí, as ações desenvolvidas pela Força Tarefa Chuvas de Verão e Operação Estiagem, além das implementações de ferramentas digitais que estão em desenvolvimento, e que facilitarão o acionamento das equipes em qualquer necessidade. A experiência acumulada com as quatro décadas alinhada com o conceito de ‘cidade inteligente’ de Jundiaí proporcionam resultados positivos para toda a população”, destaca.

A primeira Defesa Civil do Brasil foi criada em 19 de dezembro de 1966, há 55 anos, sendo organizada no Estado da Guanabara, atual Estado do Rio de Janeiro. A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada em 09 de fevereiro de 1976, celebrando 45 anos.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotíciasSegurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/06/06/defesa-civil-de-jundiai-completa-44-anos-com-acoes-e-projetos-para-a-cidade/

Apoio