Alunos da Educação Infantil I retornam para as aulas presenciais com atividades em áreas externas
Ansioso e na expectativa do retorno às aulas, Breno Teixeira, de 3 anos, acordou cedo na manhã de ontem, domingo (6), pensando que já era dia de voltar para a escola. Mas logo nas primeiras horas após o sol raiar desta segunda-feira (7), ele já fez sua primeira entrada na Escola Inovadora, EMEB Professora Fernanda de Favre, no Residencial Jundiaí, inaugurada em 2020.
A mãe, Sandra Teixeira, levou o filho e contou sobre a decisão de autorizar a volta do Breno para as aulas presenciais, em sistema híbrido. “É muito importante para ele retomar às atividades e ao convívio com outras crianças. Estou tranquila com todos os cuidados e protocolos que a escola está seguindo e gostei muito das atividades ao ar livre”, afirmou a mãe.
As aulas presenciais dos alunos da Educação Infantil I foram retomadas nesta segunda-feira (7). De aproximadamente 4 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, em torno de 70% das famílias deram o aceite para as atividades híbridas.
Flávia Aparecida Soares é mãe do pequeno Matias, de 5 meses e levou o primogênito para o primeiro dia de atividades na EMEB. “Estou com o coração apertado, mas sei que esse é um momento importante para o desenvolvimento dele. Além disso, minha licença maternidade encerra na próxima semana e preciso retornar para o trabalho. Estou muito tranquila com relação aos cuidados que estão sendo tomados”.
As escolas seguem rigorosamente os protocolos de segurança que já são aplicados em todas as unidades escolares, além do monitoramento semanal de casos de Covid-19 por meio do APP Educação Jundiaí.
O distanciamento social, higienização dos ambientes, limite máximo de ocupação de 35% de cada unidade escolar e sistema de escalonamento são realizados em todas as escolas. “Para as turmas de 4 meses a 3 anos e 11 meses, as orientações são ainda mais rigorosas, por orientação da Organização Mundial de Saúde, as crianças com menos de três anos não devem utilizar máscaras. Além disso, fazemos as chamadas ‘bolhas de controle’ com os grupos de alunos e educadores e também a priorização das atividades ao ar livre”, explicou a diretora de Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação, Thais Nonô.
Antes de entrar na escola, as crianças têm a temperatura aferida, em seguida, já dentro da EMEB, cada aluno tem como primeira atividade a lavagem das mãos. Apesar do retorno às aulas presenciais, as salas ficam boa parte do tempo vazias, enquanto as crianças participam das aulas ao ar livre, em contato com a natureza, dentro do programa de desemparedamento da infância da Escola Inovadora.
(Texto/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)