Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com estoques baixos, hemonúcleos de Jundiaí convocam moradores para Semana Mundial do Doador

Publicada em 08/06/2021 às 10:57

Os hemonúcleos de Jundiaí estão convocando moradores com o objetivo de atingir 1,5 mil pessoas durante a Semana Mundial do Doador, realizada entre segunda (14) e sexta-feira (18). O evento acontece devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

A finalidade é utilizar plena capacidade de coleta em ambos os serviços, incentivando as doações para reverter a situação crítica dos estoques, uma vez que as unidades são responsáveis por fornecer sangue para os serviços de saúde de toda a região de Jundiaí.

Atualmente, as unidades operam com redução dos estoques de bolsa em torno de 30%, reflexo do frio temporário, ocasionado pelo período do inverno, além da pandemia e do intervalo das vacinações.

Por isso, pede ajuda aos doadores para atingir as capacidades totais de doações, o que impacta diretamente na disponibilidade de bolsas de sangue para as redes de saúde regional.

O Hemonúcleo de Jundiaí tem capacidade para coletar uma média diária de 120 doações. Atualmente, trabalha com cerca de 72 doações por dia de segunda a quinta-feira, e habitualmente alcança a meta de 120 doações às sextas-feiras e aos sábados.

A maior necessidade dos serviços hoje são dos tipos sanguíneos ‘O+’, ‘O-‘, ‘A+’ e ‘A-‘.

  • Critérios para doar sangue:
  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50 quilos;
  • Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG ou CNH);
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;
  • Não estar em jejum.

(Fonte: G1/Imagem: Tchélo Figueiredo)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/06/08/com-estoques-baixos-hemonucleos-de-jundiai-convocam-moradores-para-semana-mundial-do-doador/

Apoio