Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Governo de SP mantém regras atuais da quarentena até final de junho

Publicada em 09/06/2021 às 13:31

O governo de São Paulo adiou novamente a liberação do funcionamento do comércio até as 22h, programada para ocorrer a partir do dia 14 de junho. É a segunda vez que a ampliação do horário e da capacidade é postergada pela gestão estadual.

Inicialmente, a gestão João Doria (PSDB) anunciou que a medida entraria em vigor no dia 1° de junho. Depois, recuou e alterou a data para 14 de junho. Nesta quarta (9), decidiu não fazer alterações até o dia 30.

Com a mudança, o estado continuará na atual fase da quarentena, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até 21h.

“Devido ao aumento dos índices da pandemia, sobretudo de algumas áreas localizadas aqui do estado de São Paulo, o Centro de Contingência da Covid-19 recomendou prorrogar por mais 2 semanas, de 14 a 30 de junho, a atual fase de transição do Plano São Paulo”, afirmou Doria.

A capacidade máxima de funcionamento do comércio, que também tinha a previsão de ser ampliada para 60% na próxima semana, seguirá em 40%.

Fase de transição permanece até final de junho 

11 mil na UTI

A decisão ocorre após o estado ultrapassar 11 mil pacientes com COVID-19 internados em UTI, número que havia sido apontado pela gestão João Doria (PSDB) como limite de eventual novo aumento da epidemia após as flexibilizações da quarentena realizadas em maio.

Ao anunciar novas flexibilizações da fase atual da quarentena no dia 19 de maio, o governo admitiu que poderia haver um crescimento nos números de internações e mortes por COVID-19 nas semanas seguintes, mas defendeu que os indicadores não seriam piores do que os verificados no pico anterior da pandemia e que, por isso, a mudança era acertada.

Apesar dos números elevados, o comitê de saúde que assessora o governo paulista afirma que o crescimento é atualmente mais lento e nega risco de novo pico da doença.

Fase de transição
No final de maio, o comércio foi autorizado a elevar a capacidade máxima de 30% para 40%. Na prática, porém, não há lei, multa ou fiscalização para verificar esse percentual.

O estado de São Paulo está, desde 18 de abril, na chamada “fase de transição” do Plano São Paulo, que regula o funcionamento dos setores da economia.

Esta fase, criada para representar uma etapa transitória da fase emergencial, a mais rigorosa da quarentena, não leva em consideração os indicadores da pandemia no estado.

Se índices como taxa de ocupação de leitos fossem levados em conta, a maior parte da população do estado estaria na chamada fase vermelha.

Indicadores da epidemia
Ao ultrapassar o patamar de mais de 11 mil pacientes em UTI nesta semana, São Paulo voltou para um patamar que não observado desde 23 de abril.

Segundo levantamento feito pela TV Globo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a internação total de UTI têm subido diariamente no estado há 22 dias consecutivos.

Abril foi o mês mais letal desde o início da pandemia. O colapso no sistema de saúde também fez com que mais de 500 pessoas morressem à espera de um leito de UTI no estado.

Embora em maio tenha sido observada uma queda no número de internações, casos e mortes, essa queda não foi suficiente para voltar a patamares anteriores às do pico da segunda onda.

Esse novo aumento de internações de junho – chamado de terceira onda da epidemia ou de repique da segunda onda – preocupa cientistas e infectologistas porque acontece no momento em que o sistema de saúde já está sobrecarregado com taxas de ocupação acima de 80%.

Em fevereiro, antes do início da segunda onda, as ocupações de UTI no estado mantinham média de 66%.

Na capital paulista, as taxas de ocupação de leitos não-Covid também já estão atualmente acima de 90%, o que aumenta a dificuldade para que estruturas sejam adaptadas de forma emergencial.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, estima que valores parecidos ao colapso de abril podem voltar a ser registrados na cidade de São Paulo já na próxima semana.

(Texto: G1/Imagem: Divulgação Governo de SP/TVTEC)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/06/09/governo-de-sp-mantem-regras-atuais-da-quarentena-ate-final-de-junho-1/

Apoio