Hoje é Dia de São João! Saiba quem foi o santo e as curiosidades da Festa Junina
Estamos em junho, mês tradicional das comemorações das festas juninas. E nesta quinta-feira (24) comemoramos o dia de São João Batista, mas você sabe quem foi este santo? João Batista é, segundo a BÃblia, aquele que anunciou a vinda do Messias, Jesus Cristo. João Batista também seria primo de segundo grau de Jesus Cristo, já que a mãe de João, Isabel e a mãe de Jesus, Maria, seriam primas. Ele teria nascido no dia 24 de junho, por isso a comemoração a ele acontecer neste dia.
Apesar do fundo de pano católico atrelado às festas juninas, a origem destas festas remonta às comemorações pagãs. As festas eram ligadas às colheitas e as homenagens aos deuses da fertilidade. Por volta do século 12 ou 13, o catolicismo acabou se apropriando das comemorações e atribuiu a elas um caráter religioso.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no perÃodo colonial, eles introduziram a festa na cultura do paÃs. Era chamada de ‘Festa Joanina’, por conta de acontecer em junho e também pelo fato da celebração a São João.

Os três santos católicos – São João, Santo Antônio e São Pedro – foram escolhidos para serem comemorados na festa junina porque eram os santos mais populares do mês de junho. Desde que foram introduzidas no Brasil, as festas juninas sofreram influências das culturas africanas e indÃgenas.
O milho é um ingrediente importante nas comemorações, já que dá origem a diversos pratos como curau e canjica. Outros pratos tÃpicos que fazem parte da comemoração são pipoca, cachorro-quente, paçoca, pé de moleque, vinho quente, arroz doce, cuscuz e muitos outros, que variam de região a região do Brasil.
Além das comidas tÃpicas, as festas juninas são caracterizadas pelas quadrilhas, que tem origem nas danças de salão da França, os balões e as fogueiras. Tradicionalmente, a soltura de balões indica o inÃcio das comemorações, além disso, a fogueira também faz parte do cenário da festa. De origem pagã, ela simboliza a proteção contra os maus espÃritos.
Os católicos decidiram manter a tradição e dedicaram uma forma de fogueira diferente para cada santo: a quadrada é de Santo Antônio; a redonda de São João; e a triangular de São Pedro.
(Texto: TVTEC/Imagem: Pixabay)