Alunos da EMEB Florisa Volpe, no bairro Retiro, participam de meditação
Sentados no gramado da área verde situada em frente à escola, sob o sol da manhã de inverno, alunos da EMEB Florisa Volpe participaram, na manhã desta quinta-feira (1), de uma proposta de meditação. A atividade faz parte do desemparedamento da infância, da Escola Inovadora e do projeto “Brincar com e na natureza”, desenvolvido pela escola.
A professora Erica Angeli Cintra explica que a exploração livre do brincar, que é propiciada pelo desemparedar, estimula a interação, pois é no contexto livre que a criança aprende, e que aliar a meditação é importante para o autoconhecimento. “A atividade auxilia na concentração das crianças, na respiração, no autocontrole. Somos privilegiados de termos um espaço ao ar livre, em contato com a natureza em que extrapolamos os muros da escola para que as crianças possam usufruir no brincar, nas descobertas”, afirma.

Aos 6 anos, Heitor Alves Felippe já aprendeu a meditar e aprovou a atividade de desemparedamento. “Eu achei legal e aprendi a meditar”, afirmou o aluno. Com apenas 4 anos de idade, Bernardo Gonçalves Silva também gostou de meditar e da atividade externa. “Eu gostei, achei legal”, disse o jovem estudante.

(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)