Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comitê das Crianças inicia conversa sobre Plano Municipal de Cultura

Publicada em 03/07/2021 às 15:30

Os integrantes do Comitê das Crianças se reuniram neste sábado (3), virtualmente, com a proposta de iniciar o desenvolvimento de propostas para a inclusão no Plano Municipal de Cultura (PMC). Em quinze dias, novo encontro extraordinário será realizado para o avanço das conversas. O PMC está em fase de levantamento de informações e tem prazo para conclusão até dezembro.

Após conversarem com o Prefeito Luiz Fernando Machado, com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi e equipe técnica da Prefeitura de Jundiaí para sugerir ações para o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, as crianças se sintonizaram sobre o tema Cultura, seus aspectos e impactos para a cidade. As crianças exemplificaram a cultura de Jundiaí com citações sobre o patrimônio imaterial da cidade, a ‘coxinha de queijo’, a Festa da Uva, a Festa Italiana, as comemorações dos bairros, além dos costumes e tradições agregados com a vinda dos imigrantes para a cidade, no século passado.

Bárbara Benutto Soares falou que conhece o ‘Refogado do Sandi’, quando foi ainda pequenina. “Minha mãe me levou para conhecer”, contou.

Já Samuel Schubernig Antunes Gomes apontou as tradições de povos e a mistura de culturas existentes na cidade. “Temos muitas tradições que devem ser preservadas, assim como as culturas afro-brasileiras”, argumentou.

Crianças participaram de reunião ordinária do Comitê das Crianças

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, as crianças são convidadas a desenvolver propostas culturais que não apenas sejam interessantes para as crianças como para toda sociedade. “A visão das crianças do Comitê é ampla e observam com olhar atento a cidade e o que querem para promover no município. Nos próximos dias eles pensarão sobre os temas de como incentivar e promover mais atividades culturais não somente nos espaços já consagrados, mas em toda Jundiaí”, detalhou.

Integrante da rede desde 2018, Jundiaí tem articulado diversas iniciativas intersetoriais das Unidades de Gestão da Prefeitura sob a tutela de um programa municipal de mesmo nome, Cidade das Crianças.

O Comitê
O Comitê das Crianças chega à sua terceira composição, como órgão de escuta das crianças para o planejamento da construção da cidade. Instituído em 2019, após a adesão de Jundiaí à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior. Entre as propostas já feitas por seus integrantes e já atendidas pela Prefeitura estão a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, reforço na arborização de ruas e espaços públicos, modificações no mobiliário de praças, melhorias no trajeto e entorno das escolas, além da construção do Mundo das Crianças.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/07/03/comite-das-criancas-inicia-conversa-sobre-plano-municipal-de-cultura/

Apoio