9 de Julho: você sabe o que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?
Neste 9 de julho, feriado no Estado de São Paulo, comemora-se o Dia da Revolução Constitucionalista. Mas você sabe o que significa esta data?
A data, que também é conhecida como Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, é uma homenagem ao movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.
Acontece que em 1930, Getúlio Vargas tomou o poder durante a revolução – ato que foi apoiado pelos paulistas e outros estados. No entanto, Vargas permanecia no poder sem convocar novas eleições para a nova Assembleia Constituinte.

No dia 23 de maio de 1932, quatro estudantes paulistas foram mortos por policiais, o que seria o grande estopim e que causaria a revolta popular no Estado de São Paulo. As iniciais dos nomes dos jovens, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – M.M.D.C. – se tornariam sÃmbolo da revolução que batizou o movimento.
A revolução se iniciou no dia 9 de julho de 1932, onde a exigência era uma Nova Constituição. O combate contra o governo nacional durou três meses, chegando ao fim em outubro de 1932, com a rendição dos paulistas.
O dia 23 de maio, data em que os estudantes foram mortos, também é reconhecido como o Dia da Juventude Constitucionalista.
(Texto/Imagem: TVTEC)