Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí é 1º lugar em ranking estadual de qualidade de vida

Publicada em 09/07/2021 às 15:59

Jundiaí é a cidade do Estado de São Paulo que tem a melhor qualidade de vida com menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. O estudo é inédito e integra a 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), a partir de pesquisa realizada pela consultoria Assertif – especializada na mineração de créditos tributários. O ranking confere às cidades paulistas notas de 0 a 100 e colocou Jundiaí em primeiro lugar, com 71, à frente de todas as capitais brasileiras e importantes cidades como Piracicaba (70,4), São José dos Campos (69,3) e Taubaté (68,1).

“Desde 2017, perseguimos o objetivo de oferecer à população serviços públicos de excelência, e a conquista do primeiro lugar nesse ranking comprova que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Devolver o que arrecadamos em forma de serviços e obras de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de Jundiaí, que, a cada dia, tem caminhado para se tornar uma Cidade Inteligente, ou seja, uma cidade conectada e que alia o serviço público à tecnologia, trazendo resolutividade aos principais problemas da cidade e para o cidadão.”

Denominado Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), o estudo utiliza como fonte de regresso dos impostos o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), calculado pela Macroplan para as 100 maiores cidades brasileiras. Já como custos, leva-se em consideração a receita de arrecadação do município (incluindo repasses) em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal, calculados pelo Ipeadata e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, explica que “a administração municipal é pautada por rigorosos critérios de governança, que confere mais eficiência às políticas públicas, especialmente aquelas que são as mais relevantes para o desenvolvimento, como saúde e educação. Além disso, a transparência é uma das principais ferramentas que utilizamos para mostrar para o cidadão onde os impostos pagos por ele são aplicados e quais são os resultados alcançados. Temos um plano de desenvolvimento bem definido para a cidade, com metas que são monitoradas de forma permanente. Aqui, o contribuinte pode acompanhar o desempenho das políticas públicas no Observatório (https://observatorio.jundiai.sp.gov.br/) e pode ver como os tributos arrecadados são destinados para cada área do governo no Guia de Finanças (https://transparencia.jundiai.sp.gov.br/financeiro/guia-de-financas-do-municipio/).”

“Nada mais importante do que o cidadão saber se os tributos que recolhe são bem aplicados. Ainda mais nos municípios, pois é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos”, declara José Guilherme Sabino, sócio-fundador da Assertif. “Nesse caso, os habitantes de Jundiaí podem ficar satisfeitos em saber que seus impostos, taxas e contribuições estão sendo revertidos em boa qualidade de vida. Investir em qualidade de vida nas cidades gera a criação de um círculo virtuoso.”

Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais DestaqueEconomiaGestãoJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/07/09/jundiai-e-1o-lugar-em-ranking-estadual-de-qualidade-de-vida-com-menor-custo-para-o-contribuinte/

Apoio