Prefeitura de Jundiaí oferece curso de oratória aos conselheiros municipais
Conselheiros do município de Jundiaí participam do curso “Oratória – comunicação assertiva e não violenta”, fornecido pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a TVTEC. O curso, que teve início nesta quarta-feira (14) e segue até sexta-feira (16), está sendo ministrado pela professora Karina Pachiega de maneira online.
De acordo com a professora, a importância em aprender técnicas de oratória é especialmente importante para cargos tais como os de conselheiros. “Eu imagino que eles sempre lidam com temas de conflitos, ou seja, quando eles vão mediar uma reunião, vai ter um grupo de pessoas que pensam de um jeito e um grupo de pessoas que pensam de outro. E os conselheiros tem que mediar tudo isso”, explica.
Para a conselheira Roberta Guitarrari Azzone Colucci, do Conselho Municipal da Mulher, o curso foi muito edificante. “A oratória é muito mais que a fala, é saber se expressar a ponto da outra pessoa, a quem a mensagem se destina, entender, e isso envolve expressão corporal, emoção, entonação, respiração, controle, enfim, coisas que muitas vezes deixamos de aplicar e por isso não somos entendidos como gostaríamos”, diz.
O curso é dividido em cinco módulos, onde os participantes aprendem sobre tópicos como postura, expressão facial e corporal, comunicação verbal e não verbal, entre outros.
Para o gestor da Casa Civil da Prefeitura de Jundiaí, Gustavo Maryssael, o curso de oratória “é um instrumento facilitador na divulgação das ideias, na hora de se expressar de uma maneira clara, precisa, concisa. Então, é uma parceria muito importante que, certamente, trará bons resultados a todos os conselhos municipais”.
A superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, acredita que o incentivo em qualificação é sempre o melhor caminho. “Os cursos da Fundação Escola TVTEC estão sendo uma importante ferramenta de noções e técnicas para incentivar e amplificar a comunicação e as atividades on-line em vários setores da administração. Isso nos traz satisfação, legitimidade e um maior envolvimento com nossos pares”, avalia.
(Texto/Imagem: TVTEC)