Workshop estimula exportação de empresas jundiaienses
Com o tema Conhecimento de Mercado, o Conselho Municipal de Relações Internacionais (CMRI), da Prefeitura de Jundiaí, promoveu nesta quinta-feira o 1º Workshop para Iniciantes na Exportação. O evento contou com a participação de empresários, técnicos e membros do conselho e do poder público.
“O workshop foi extremamente importante, porque abriu novos horizontes e desmistificou tudo que eu pensava sobre exportação. Foi uma experiência enriquecedora que vai me incentivar a não parar por aqui, darei continuidade neste segmento. A gente ainda não exporta e pretendemos agora dar início a isso, depois deste primeiro contato com a exportação”, explicou Raquel Araújo Camargo, proprietária da Vita Coco, uma fábrica de coco ralado fresco congelado, abacaxi em cubos congelado, coco desidratado e chantilly
Durante o workshop, foram apresentadas pelos técnicos extensionistas do PEIEX duas ferramentas gratuitas, a Global Trade (https://globaltradehelpdesk.org/pt) e a ferramenta do portal da Apex Brasil (https://portal.apexbrasil.com.br/mapa-de-oportunidades/) para identificar o melhor mercado internacional para o produto a ser exportado.
“A importância destas ferramentas é que, além de gratuitas, elas ajudam a desmistificar o mito de que mercados bons são apenas Estados Unidos e China, há diversos acordos entre Brasil e Mercosul, Brasil e México que podem ser explorados como novos mercados”, explica a assessora de cooperação internacional, Lígia Contursi.
No evento, o empresário Paulo Brunholi, da Cachaça Wish Maria, contou como foi sua experiência até encontrar o mercado externo certo para seu produto. “É muito importante se informar. Quanto mais bem informado, mais você consegue identificar mercadosem potencial para você exportar”, explica ele, que lembrou do apoio que teve do PEIEX para exportar seu produto.
O gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, destacou a importância do fomento da exportação para a retomada da economia. “Todo e qualquer apoio é sempre muito bem-vindo para estimular a retomada da economia. Vivemos um momento importante de retomada da economia e é importante que os empresários tenham contato com profissionais ligados diretamente ao mundo da exportação, com capacidade para atuarem como interlocutores e estimularem seus canais de exportação”, explica.
O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, destacou o portal Jundiaí Empreendedora e os cursos disponibilizados pelo Sebrae voltados para pequenas e médias empresas que tem interesse em exportar.
“Além de atuar para aumentar a empregabilidade, o empreendedorismo, os negócios e o comércio, temos trabalhado intensamente para fomentar a exportação. Nesta época de pandemia faz-se necessário buscar novas oportunidades de negócios para as empresas jundiaienses”, ressalta o gestor.
(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)