Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí recepciona novos municípios integrantes da Urban95

Publicada em 28/07/2021 às 17:57

Como exemplo de boas práticas, o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou as ações de Jundiaí pela Primeira Infância em evento de boas-vindas a 11 novos integrantes à Rede Urban95, da qual a cidade faz parte desde dezembro do ano passado. A participação foi feita a convite da Fundação holandesa Bernard van Leer, responsável pela rede e referência mundial em Primeira Infância. No total, a rede brasileira passa a contar com 24 Municípios, de diversas regiões do País

A Urban95 incentiva lideranças políticas, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem até 95 centímetros, a altura média de uma criança de três anos. Com a adesão, são previstas por parte da Fundação a assistência técnica e financeira no apoio a iniciativas dos parceiros, junto a outros agentes, como o Instituto Cidades Sustentáveis, o Centro de Criação e Imagem Popular (CECIP) e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Allma Hub, que também tiveram representantes no encontro.

Em apresentação aos prefeitos e gestores dos novos Municípios integrantes, Claudia Vidigal elogiou a atuação de Jundiaí

Luiz Fernando detalhou dados sobre Jundiaí e compartilhou as iniciativas do Município voltadas à infância. “O que de mais importante a Fundação Bernard van Leer tem compartilhado com Jundiaí é seu capital intelectual e seu trabalho a partir de dados, o que faz potencializar a nossa capacidade enquanto poder público de pensar políticas para a infância. Este tema é tratado com muita seriedade e transparência, com uma seção só com indicadores da infância em nosso Observatório on-line, que convido a todos que confiram. Tudo o que executamos dependeu da mudança de comportamento de todos aqui na Prefeitura, que passaram a enxergar de modo intersetorial, para que toda as nossas iniciativas levassem em conta este tema”.

A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, explicou a atuação da Fundação junto aos Municípios e elogiou a atuação de Jundiaí. “Jundiaí é um dos integrantes onde vemos muita agilidade em inovar e experimentar, onde vemos que as oportunidades são aproveitadas e tomam grandes dimensões. Brincamos que em Jundiaí a Fundação faz investimentos sementes e a Prefeitura vem lá e rega. Um bom exemplo é de como, por meio das intervenções artísticas da campanha Pé de Infância, a espera pelo ônibus ou a ida à Unidade Básica de Saúde podem ser experiências mais agradáveis e lúdicas, e isso tem se tornado realidade em cada vez mais pontos da cidade”.

Marcelo Peroni, gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e um dos articuladores das iniciativas pela Infância na Prefeitura, ressaltou a importância da integração. “A troca de experiências entre os Municípios potencializa as ferramentas e instrumentos fornecidos pela Fundação, num plano maior de mudança de comportamento entre os gestores de políticas públicas para a Infância. Jundiaí tem muito a compartilhar. Exemplos disso são as intervenções realizadas pelo Pé de Infância e a proposta do desemparedamento das atividades educacionais e o maior contato com a natureza, tanto no Mundo das Crianças, quanto nos espaços verdes próximos às escolas. De modo intersetorial, as atividades envolveram mais de 200 apresentações culturais e a atuação dos educadores esportivos da rede”.

UBS e PA Retiro são os mais novos equipamentos públicos a receber as intervenções artísticas da campanha Pé de Infância

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/07/28/jundiai-recepciona-novos-municipios-integrantes-da-urban95/

Apoio