Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Programa Nascentes: parceria com startup aproxima o agronegócio da tecnologia em Jundiaí

Publicada em 28/07/2021 às 10:43

Com o objetivo de levar a tecnologia para a produção rural, iniciativa conjunta da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Ambev e TNC (The Nature Conservancy), promove, por meio de ações com a startup ManejeBem, a inteligência tecnológica para o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares. A ação faz parte do Programa Nascentes de Jundiaí.

A iniciativa promove o acesso rápido às informações referentes ao manejo de lavouras e criações de maneira sustentável, com olhar para os recursos naturais e serviços ambientais providos dentro das propriedades rurais que o programa proporciona. “Jundiaí é uma cidade inteligente e a agricultura é uma importante área para a geração de economia do município”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Com o ManejeBem, o foco é a facilitação da assistência técnica agrícola e a estruturação de sistemas  produtivos rurais, visando a qualidade de vida de agricultores familiares, a preservação e regeneração de ecossistemas.” avalia a CEO da ManejeBem, Caroline Pimenta.

Após receber a primeira visita da equipe técnica e o caderno de Campo que ajuda no controle da plantação, a produtora de hortaliças e ervas aromáticas Maria Teresa Staheli conta que o uso da tecnologia facilita e agiliza principalmente nos momentos em que surgem dúvidas. “O nosso dia a dia é muito dinâmico. Às vezes sentimos diferença na plantação de um dia para o outro, ter o auxílio de um técnico especializado a um toque do celular é muito interessante e promove agilidade para o produtor rural”, contou.

Maria Teresa conta que com a assessoria é possível sanar dúvidas sobre a plantação em tempo real

A inclusão da ManejeBem no programa veio em virtude das parcerias realizadas pelo Programa Nascentes Jundiaí. “A parceria com a AmBev, nos possibilitou trazer a ManejeBem com o objetivo de fortalecer as ações de assistência técnica junto aos Agricultores que participam do Programa de maneira a agregar outros benefícios sociais podendo melhorar a qualidade de vida e renda dos nossos principais parceiros, os Produtores Rurais”, disse o coordenador do Fundo de Água de SP – TNC Brasil, Henrique Bracale.

“A Ambev criou o programa Aceleradora 100+, que impulsiona startups com soluções inovadoras a desafios de sustentabilidade, exatamente para incentivar negócios como a ManejeBem, que saiu vencedora em 2018. Desde então, trabalhamos com eles endereçando nossa meta ligada à agricultura inteligente com o foco no desenvolvimento dos pequenos agricultores”, afirmou a Gerente de Sustentabilidade da Ambev na América do Sul, Mariana Appel.

O programa Nascentes Jundiaí é uma iniciativa conjunta de várias instituições, com o objetivo de implementar um modelo de Política Pública para conservação e recuperação de mananciais no município de Jundiaí. As instituições realizadoras do Nascentes são: Prefeitura de Jundiaí, TNC (The Nature Conservancy), Ambev, Coca Cola, Fundação FEMSA, Fundação Agência das Bacias PCJ e DAE Jundiaí. Juntas, formam a Unidade Gestora do Programa – UGP Nascentes Jundiaí. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais AgronegóciosNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/07/28/programa-nascentes-parceria-com-startup-aproxima-o-agronegocio-da-tecnologia-em-jundiai/

Apoio