Alunos da EMEB Américo Mendes confeccionam peteca com revista, areia e sacola plástica
A peteca é um brinquedo que faz parte da infância das pessoas há décadas e que distrai crianças até hoje. Com os alunos da EMEB Américo Mendes não é diferente, porém por lá, os jovens estudantes foram os responsáveis por confeccionar o próprio brinquedo utilizando materiais simples como folhas de revista, areia e sacola plástica, além de aprenderem sobre volume, peso e direção do vento.

Com alegria, Karolin da Silva Nascimento participou da atividade, fez sua peteca e também ajudou os amigos. Ela ainda explicou o porquê foi necessário colocar areia dentro de uma folha. “A areia é para dar peso na peteca, assim podemos bater mais forte”, contou a menina que ainda disse que vai fazer uma peteca para o seu primo brincar.
A aula que ensinou a produzir o brinquedo foi da professora Carla Regina Alba e a aprendizagem começou dentro da sala de aula com a produção de uma lista com nomes de brinquedos e brincadeiras para desenvolver a leitura e escrita. “Depois, eles escolheram um brinquedo que foi a peteca e partimos para o espaço ao livre e para que pudéssemos usar um elemento da natureza. Além de confeccionar o brinquedo, eles ainda aprendem sobre medidas, por exemplo, quando precisaram colocar areia para dar peso à peteca”, explicou.

A atividade de aprendizagem foi ao ar livre, no Espaço Frederico Ozanan, que fica em frente à escola, e cede o local para o desenvolvimento de atividades em espaços abertos. A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques lembra que as ações de desemparedamento da infância colocam a criança como protagonista. “Nesta atividade, as crianças construíram o seu próprio brinquedo. Essa é a proposta da Escola Inovadora e da Cidade das Crianças que estimula essa infância potente dos nossos meninos e meninas”, afirmou a gestora.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)