“Cantinhos da Amamentação” incentivam o aleitamento materno em Jundiaí
Além de trabalhar na mesma escola em que os filhos estudam, as agentes de desenvolvimento infantil da Emeb Wilma Nalin Favaro (Jardim Santa Gertrudes) Evancleide dos Santos e Simone de Araújo contam com um Cantinho da Amamentação para garantir que os filhos, respectivamente, Daniel (um ano e três meses) e João Gabriel (um ano e cinco meses) tenham um desenvolvimento mais saudável e feliz.
Em apoio ao aleitamento materno, a Prefeitura de Jundiaí, por meio de diversas Unidades de Gestão, irá participar e propor atividades pela Semana do Bebê e Semana Mundial do Aleitamento Materno, integradas às iniciativas do programa estadual SP pela Primeiríssima Infância, do qual o Município faz parte. Em Jundiaí, as iniciativas também são articuladas com o programa municipal Cidade das Crianças e o programa federal Criança Feliz.
Diversos são os equipamentos públicos municipais com “Cantinhos da Amamentação” instalados, como as Escolas Inovadoras; o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI); o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e o setor administrativo da Unidade de Gestão de Educação (UGE), no Complexo Argos. Os espaços servem de incentivo ao aleitamento materno para as munícipes e servidoras lactantes, além das mães de alunos.
“Este espaço traz aconchego e demonstra a preocupação da Prefeitura em incentivar a amamentação. É quase um carinho feito para a mãe e seu bebê”, compartilha Evancleide, mãe do Daniel, que acrescenta aos benefícios da amamentação a transmissão de anticorpos para a Covid-19.
Já Simone se recorda de como era amamentar os outros dois filhos, que também frequentaram a Emeb, antes da instalação do “cantinho”. “Eu também amamentei o Rafael e o Miguel, irmãos mais velhos do João, aqui na escola, antes que houvesse um espaço destinado. Eu costumava utilizar a sala de artes, mas as cores dos materiais e o barulho acabavam atrapalhando na concentração deles. Nada se compara ao conforto deste ‘cantinho’”.
Programação Semana do Bebê e do Aleitamento Materno
Com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, a Semana do Bebê e do Aleitamento Materno começa na próxima segunda (02), às 10h, em evento organizado e transmitido pelo Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI).
Já na terça (03), a partir das 8h, será realizada uma formação para médicos pediatras da rede sobre Saúde da criança e adolescente e atualizações sobre o manejo em aleitamento materno.
Na quarta (04), às 9h30, a Prefeitura de Jundiaí realiza a live com o tema “Amamentação é proteção. O evento será transmitido pelas redes sociais da TVTEC e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Entre os convidados, o prefeito Luiz Fernando Machado irá compartilhar as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças para a amamentação.
E na sexta (13), o Comitê ampliado da Primeira Infância da Prefeitura realiza, a partir das 9h, na plataforma Zoom, o Seminário Proteger a Amamentação. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.
Serão também realizadas atividades virtuais e interativas pela série “Pílulas de Tetê” nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, por meio das hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021. Além de atividades de Yoga e de consciência corporal e de respiração, relatos de usuárias, informações sobre aleitamento e cuidados afetivos com os bebês, apresentações artísticas e a apresentação de vídeos institucionais nas redes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)