Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Escola Inovadora: Formação de educadores aborda atividades de desemparedamento em Jundiaí

Publicada em 30/07/2021 às 10:20

Choveu e esfriou, agora como fica o desemparedamento? Esta é uma pergunta frequente que muitos educadores que atuam na Escola Inovadora têm em mente. Para ajudar a resolver esse desafio, a equipe da EMEB Maria Thereza Nogueira vivenciou, na última quarta-feira (28), uma formação de educadores que estava pré-programada para ser realizada ao ar livre, mas que, por conta da chuva, ocorreu no ambiente interno.

Promovida pela supervisora Maria Aparecida Rigonato, a formação abordou a importância da mudança do paradigma e de propostas. “É preciso lembrar que o desemparedamento não é apenas estar ao ar livre e fora da sala de aulas, as atividades precisam ser realizadas de maneira diferente. Além disso, no cotidiano, os professores se deparam com dias como este, com frio e chuva e é preciso levar as atividades com a natureza também para dentro”, explicou. 

A professora Fernanda (roupa verde) lembra que a escola sempre atua com atividades após muitos estudos

Divididos em quatro diferentes estações: Proposta de Construtividade, Proposta de Transformação – Argila , Proposta de Investigação – Ar e Propostas de Exploração – Fogo, os educadores puderam trabalhar com os elementos da natureza dentro da sala de aula.

A professora Fernanda Cristina Gastaldo comentou que, além de pensar em trabalhar com a natureza em ambientes internos, também é importante atuar com a desmistificação de alguns temas com os pais. “Excetuando-se dias de frio extremo e fortes chuvas, é necessário mostrar que as crianças podem ter a vivência de experimentar brincadeiras embaixo de chuva, por exemplo, lembrando que a escola sempre vai atuar com muita responsabilidade e estudo. O objetivo é sempre promover que a criança explore, pesquise, reinvente e viva”, comentou.

A formação de educadores é um dos principais pilares da Escola Inovadora, que preconiza o desemparedamento da infância. “Oferecemos estudos e o aprimoramento do conhecimento para os nossos profissionais, sejam eles professores, cozinheiros ou administrativos, pois a educação de qualidade só é possível com o envolvimento e dedicação de toda a equipe. O desemparedamento ainda é novo para todos nós e quanto mais os educadores pesquisarem e estudarem sobre o tema, mais eles ficarão tranquilos e confiantes para criar atividades diferentes e adaptadas”, declarou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/07/30/escola-inovadora-formacao-de-educadores-aborda-atividades-de-desemparedamento-1/

Apoio