Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Criação de Região Metropolitana de Jundiaí deve ser votada em até 90 dias

Publicada em 06/08/2021 às 16:26

Em audiência pública que discutiu a criação da Região Metropolitana de Jundiaí, ocorrida nesta sexta-feira (6), o governador João Doria confirmou que o projeto de lei deve ser votado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ainda este ano, em até 90 dias. Durante o encontro com gestores públicos de Jundiaí e de todo o Estado, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, o governador também assinou um convênio para a liberação de R$ 15 milhões para obras de recapeamento asfáltico em Jundiaí. A audiência ocorreu no Teatro Polytheama.

Com a aprovação do projeto, as cidades de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista passam a compor Região Metropolitana de Jundiaí, tendo vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como Saúde, Habitação, Segurança, entre outras, e com mais autonomia em relação a outras regiões do Estado.

Luiz Fernando Machado durante a audiência: “Com a Região Metropolitana de Jundiaí todos ganham, principalmente a população”

“Com a formação da Região Metropolitana, melhora a qualidade de vida das pessoas”, declarou Doria. “Isso significa mais organização, mais possibilidades de financiamento de programas públicos, melhorias urbanas. Isso sem falar em menos desperdício de dinheiro público. É um ganho extraordinário.”

“Nossa região é protagonista devido à sua destacada expressão nacional”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado. “E esse é um mérito não apenas de Jundiaí, mas de todas as sete cidades. Com a Região Metropolitana, teremos mais protagonismo, mais liderança, todos ganham, principalmente a população”, destacou.

Como polo da futura Região Metropolitana, de forma prática, Jundiaí terá condições para melhor gestão do financiamento da saúde, da educação, de infraestrutura, de saneamento, dos programas de estímulo ao emprego, à cultura, ao turismo, entre outras áreas. 

Durante a pandemia, o prefeito Luiz Fernando solicitou ao Governo do Estado que fosse atribuída autonomia para que Jundiaí, como sede da Aglomeração Urbana, fosse liberada da região de Campinas, para gerir sua própria infraestrutura de saúde destinada a atender os pacientes com covid-19.

Governador João Doria recebe homenagem pelos esforços em trazer a vacina contra a Covid-19

Participação popular
Após essa apresentação da audiência pública, a população das sete cidades poderá enviar sugestões até 26 de agosto pelo e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

Presente ao encontro, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, lembrou que “está se criando no papel o que já existe na realidade”, ou seja, que a Região de Jundiaí já tem todas as características para ser elevada à condição de Metropolitana.

O ex-deputado federal Miguel Haddad recordou que a Aglomeração Urbana de Jundiaí foi criada há dez anos. “Fui o primeiro presidente da Aglomeração e sempre discutimos a necessidade de criar políticas públicas pensando de forma regional”, informou.

Doria falou das vantagens para as setes cidades ao se tornarem Região Metropolitana e que projeto de lei deve ser votado ainda este ano

Como lembrou o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, a apresentação desse projeto corrobora o protagonismo de toda uma região. “Hoje é uma data histórica para nós, justamente em um teatro histórico, o Polytheama.”

Na presença dos prefeitos das sete cidades da região e de todos os vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí, incluindo o presidente Faouaz Taha, a audiência pública contou com a apresentação de um estudo da Fundação Seade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, feita pelo consultor da mesma fundação, Marcos Campagnone. “A criação de uma Região Metropolitana é uma política de Estado”, recordou ele.

Durante o evento, o governador foi homenageado por profissionais de Saúde de Jundiaí, com a entrega de uma placa com o reconhecimento dos esforços para o processo de vacinação contra a covid-19 para o Estado e para o país. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueJundiaíPolítica
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/06/criacao-de-regiao-metropolitana-de-jundiai-deve-ser-votada-em-ate-90-dias/

Apoio