Pagamento por aproximação no transporte de Jundiaí é apresentado em ação da Mastercard
A experiência de Jundiaí com a implantação do modelo de pagamento da passagem do transporte público por meio de cartões de débito e crédito foi compartilhada durante uma reunião virtual, nesta terça-feira (10), organizada pela rede City Possible, focada no apoio ao desenvolvimento de cidades inteligentes fomentada globalmente pela Mastercard. A apresentação do modelo inovador de Jundiaí – primeira cidade da América Latina a implantar o pagamento por aproximação em 100% de sua frota de ônibus – foi feita pelo prefeito Luiz Fernando Machado.
“Jundiaí aposta em tecnologia e em inovação para tornar nosso serviço público mais inteligente, melhorando a vida de seus usuários”, explicou aos outros participantes, entre eles prefeitos e gestores de outros municípios como Rio de Janeiro e São José dos Campos. “No caso do transporte coletivo, sabemos que os desafios são grandes e entendemos a importância de melhorar cada vez mais esse serviço. Seus investimentos devem ser encarados como políticas de Estado.”
Durante sua apresentação, Luiz Fernando apresentou dados de Jundiaí relacionados ao transporte coletivo e ao pagamento com cartão de crédito e débito. Desde dezembro, quando esse sistema foi aprimorado, a cidade passou a receber mais pagamentos do tipo: saltou de 2.990 para 12 mil em julho de 2021.
Em relação aos pagamentos, os de cartões de débito e crédito por aproximação correspondem a 4% do total no transporte público de Jundiaí. Com a adesão de mais pessoas a essa tecnologia, a expectativa é de aumento nos próximos meses.
Atualmente, Jundiaí faz parte do programa City Possible, iniciativa da Mastercard que busca soluções para melhorar a vida das pessoas em centros urbanos e em parceria com o setor público.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)