Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mês do Patrimônio Histórico segue com mesas-redondas, oficina e visita

Publicada em 15/08/2021 às 10:23

Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021 em Jundiaí prossegue na próxima semana, com uma extensa programação proposta pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).  Todas atividades serão transmitidas ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Acompanhe a programação:

Na segunda (16), às 9h30, é a vez da mesa-redonda “Desafios, Potencialidades e Fragilidades das Políticas de Patrimônio Cultural”, com mediação de Adriana Perroni Ballerini, especialista em gestão das áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, corporativa e em marketing, comunicação e eventos. Os convidados serão Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, e Paulo Fernandes, secretário de Cultura de Amparo.

Já na terça (17), às 15h, será realizada a mesa-redonda “Outras Conversas de Patrimônio em Jundiaí”, tendo como convidados Sueli de Bem, arquiteta com vasta experiência em Patrimônio Cultural, e o engenheiro civil Jorge Luiz Vernaglia, especialista Patrimônio Arquitetônico – Preservação e Restauro.

Uma das mesas-redondas irá tratar do trabalho desenvolvido em relação à Memória pelo CIEMPI, da Unidade de Gestão de Educação

Na quarta (18), das 9h às 12h, a oficina “Reconhecendo e atribuindo valores culturais a lugares de memória” terá como convidada a professora drª. Melissa Ramos da Silva Oliveira, arquiteta, urbanista e pesquisadora, que é líder do grupo de pesquisas do CNPq – Arquitetura, Cidade e Patrimônio, com atuação na área de Educação Patrimonial.

Na quinta (19), às 9h, a historiadora, curadora e diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira Silvia Antibas e o fotógrafo carioca Bruno Bou Haya, que trata em sua obra de temas como a diáspora libanesa no Brasil, irão trazer a mesa-redonda “Influências das diferentes culturas do mundo árabe no Brasil”.

Já na sexta (20), às 15h, é a vez da mesa-redonda “Patrimônio Cultural Material – Conhecer para inventariar. Inventariar para proteger. Proteger para preservar. Preservar para quem?”, com os convidados: a engenheira civil e professora drª. Ana Lúcia Saad e o professor dr. Adalberto Retto Junior.

Na segunda (23), às 15h, a mesa-redonda temática será sobre o “Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) em diálogos com as escolas: pontes que aproximam”, com a professora drª. Cleane Aparecida dos Santos, Edilezia Peres Quesada, Fabiane Luiz Pinto Bolsari e Miriam Stefanin Vieira, especialistase supervisoras da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

E na terça-feira (24), 10h, a programação traz a mesa-redonda “As múltiplas linguagens na formação cultural – Perspectivas para Educação Patrimonial”, com a professora drª. Sueli Soares Batista, da Fatec Jundiaí e do Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica do Centro Paula Souza, e a professora drª. Cleane Aparecida dos Santos, supervisora do CIEMPI.

Os detalhes e biografias completas dos convidados, além dos vídeos das atividades já realizadas pela programação do Mês podem ser consultados no hotsite.

Mais programação
Entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação do Mês do Patrimônio irá trazer ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaDestaqueEducaçãoEntretenimentoJundiaíNotíciasTurismo
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/15/mes-do-patrimonio-historico-segue-com-mesas-redondas-oficina-e-visita/

Apoio