Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Visitantes encantam-se com a Mesquita de Jundiaí em atividade do Mês do Patrimônio

Publicada em 20/08/2021 às 09:13

Como parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu na tarde desta quinta-feira (19) uma visita guiada à Mesquita de Jundiaí. Os 30 participantes previamente inscritos conheceram o espaço e tiveram uma aula na prática com o presidente do Centro Islâmico de Jundiaí – Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz, Faouez Hassan Ayoub, sobre a História

Faouez compartilhou o histórico da construção da mesquita, desde a compra de seu terreno em 1979 até a sua inauguração em 1991, explicou sobre a escolha seu formato redondo como forma de otimizar o terreno de esquina e sobre a disposição de sua área interna, direcionada para Meca, cidade localizada na Arábia Saudita. “Esta atividade proposta pela Prefeitura é extremamente importante para divulgar e aproximar a nossa Cultura e Religião. As mesquitas são locais para que os muçulmanos rezem de acordo com o Alcorão Sagrado, mas ficamos de portas abertas para todos que quiserem nos visitar, independentemente de seu credo”. Atualmente cerca de 60 famílias muçulmanas residem no Município.

A Mesquita de Jundiaí fica localizada na rua José do Patrocínio, 165

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, explica a escolha do local. “Esta visita técnica está ligada ao tema da mesa-redonda desta manhã pela programação do Mês do Patrimônio, que tratou das influências das diferentes Culturas do Mundo Árabe no Brasil. E esta mesquita representa um pedaço desse Mundo no Município. Sabendo que os jundiaienses têm muito interesse e curiosidade em conhecer o espaço, esta foi uma oportunidade para que o conhecessem, tirassem suas dúvidas e aprendessem mais sobre Patrimônio, Cultura, Religião e História em geral”.

A moradora do Jardim Marambaia, Stella Bissoli, participou da visita acompanhada da mãe Claudia e da filha Sarah, de dois anos. Além de historiadora, profissão cujo Dia Nacional também é comemorado nesta quinta (19), Stella atualmente estuda Artes Visuais. “Soube da visita através das redes sociais da Prefeitura e aproveitei a oportunidade, pois conhecer aqui dentro é curiosidade de todo jundiaiense. Iniciativas como esta, que exploram a riqueza das realidades culturais da cidade, são importantes, pois geram conhecimento e repertório”.

Faouez respondeu ainda aos questionamentos dos visitantes, entre eles sobre temas da atualidade geopolítica mundial, como a retomada do regime extremista Taleban no Afeganistão. “Quem conhece os ensinamentos do profeta Muhammad e do Alcorão sabe que pregam paz, igualdade entre as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, e o respeito a todas as religiões. Não segue o Alcorão Sagrado quem mata pessoas em nome da fé”.

Assim como os demais visitantes, Stella, Claudia e a pequena Sarah puderam folhear o Alcorão

Mais Mês do Patrimônio
A programação segue com atividades on-line gratuitas nos canais da Cultura no Facebook e YouTube. A próxima atividade será nesta sexta-feira (20), às 15h, com a mesa-redonda ““Patrimônio Cultural Material – Conhecer para inventariar. Inventariar para proteger. Proteger para preservar. Preservar para quem?”, com a professora drª. Ana Lúcia Saad e professor dr. Adalberto Retto Junior como convidados especiais.

Já entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação irá trazer ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento, que também hospeda as gravações das atividades já realizadas.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaNotíciasReligião
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/20/visitantes-encantam-se-com-a-mesquita-de-jundiai-em-atividade-do-mes-do-patrimonio/

Apoio