Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Felicidade no rosto e brilho nos olhos: o ‘novo normal’ no retorno das atividades do Peama

Publicada em 24/08/2021 às 17:23

Mesmo com a máscara escondendo, dá para perceber: a felicidade está estampada no rosto dos alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) no retorno às atividades presenciais, pela Prefeitura de Jundiaí. Aluno e atleta do atletismo desde 2015 do Peama, Altair da Silva Marangne, encarou o sol forte na manhã desta terça-feira na pista do no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão. O cansaço após o treino nem de longe foi motivo de reclamação.

“Voltar aos treinos significa liberdade e é uma terapia para mim. A pandemia me ensinou muito, a dar mais valor a algumas coisas que não prestamos atenção quando estamos na rotina normal, como a felicidade de se treinar em um dia de sol ou em dia de chuva. Estou muito feliz em voltar e interagir novamente com todo mundo aqui no Bolão”, explica ele que agradece o Peama.

“O Peama é tudo para mim, é onde eu encontro amigos, amigos que se tornam terapeutas. Aqui a gente consegue se incluir e consegue enxergar um futuro melhor com muitas possibilidades”, conclui.

Aluno desde 2002, Everaldo Arando tem história no Peama, com várias conquistas no currículo no atletismo, mas a maior delas, segundo ele, foi retornar aos treinos. Durante a pandemia, para não perder o foco e nem o preparo físico, ele mesmo construiu seus pesos com concreto e embalagem de álcool. “Fiz os pesos de 6kg, 8kg e 10kg para treinar em casa junto com os treinos on-line. Estava muito ansioso para voltar aos treinos de forma presencial. É gratificante voltar para ver os amigos e ver como estaria minha performance ap–. ”

No tênis de campo, Letícia Rodrigues de Assis Silva encarou o forte calor para treinar e ainda reclamou: queria treinar mais do que a meia hora prevista para a atividade. “A felicidade é muito grande ao retorno e espero que continue assim. O treino está pesado, mas com força e treinamento vou pegar o ritmo novamente”.

Atividades presenciais do Peama retomadas

RETORNO
A volta aos treinos do Peama é diferente do habitual – é feita de maneira gradual, respeitando distanciamento e número controlado de atletas e alunos nos treinos e sem compartilhamento de materiais, com foco na segurança. O álcool-gel agora virou material de treino.

As primeiras modalidades que retornaram são as escolinhas do atletismo, ciclismo, caminhada e de tênis. Na competição, retornam, a natação e o atletismo.

Segundo Cesar Munir, diretor do Departamento de Esporte Adaptado da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). “O atendimento on-line continua paralelo ao retorno das atividades presenciais. “Quem não se sentir seguro em voltar no presencial, continuará treinando on-line. Estamos voltando com muita cautela, mas muito felizes. Estamos voltando aos poucos, acolhendo os alunos de forma gradual e não fecharemos as portas para ninguém. Todos nossos alunos terão suas aulas garantidas. Todos vão voltar de acordo com as possibilidades”, afirma.

Atletas estão felizes com a retomada das atividades presenciais

Com uma trajetória ímpar dentro do Peama e com uma experiência internacional, a professora Teresa Leitão se mostrou emocionada nesta nova fase de treinos. “É uma satisfação ver que os alunos estão bem, que eles podem retornar fazer uma atividade que eles gostam ao ar livre, praticar um esporte que faz bem saúde. Estamos próximos a voltar dentro de uma normalidade, claro ainda seguindo todos os protocolos, com máscara, vacina e se precavendo desta doença que destruiu muitas famílias. Feliz por estarmos bem, saudáveis e com muita esperança que as coisas vão se ajustar bem proximamente”, afirma.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EsporteInclusãoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/24/felicidade-no-rosto-e-brilho-nos-olhos-o-novo-normal-no-retorno-das-atividades-do-peama/

Apoio