Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mês do Patrimônio: coreografias da Cia. Jovem de Dança abrem a programação on-line

Publicada em 24/08/2021 às 09:16

O espectador atento às atividades on-line do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural têm acompanhado também as coreografias especiais apresentadas no início e final das atividades da programação pela Cia. Jovem de Dança, que é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

No total, foram desenvolvidas sete apresentações, gravadas no Complexo Fepasa, no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, na Serra do Japi, no Solar do Barão, no Teatro Polytheama e na Vila Argos Nova, locais escolhidos por se tratar de bens tombados ou protegidos por integrarem zonas especiais de interesse cultural ou o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (IPPAC) do Município. Em cada vídeo há também a explicação técnica sobre o tema.

Segundo o diretor artístico e coreógrafo, Alex Soares, a proposta garantiu à Companhia conhecer mais os lugares da cidade e suas histórias. “Este trabalho desenvolvido para o Mês do Patrimônio vai ao encontro da proposta da companhia, que é a de se integrar à cidade e de ser reconhecida pelas pessoas da cidade. Esta foi mais uma maneira de mostrar o trabalho que já vínhamos desenvolvendo para a internet durante o isolamento social. Quanto mais a companhia puder sair em direção à cidade, para nós será melhor”, comemorou.

Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, “criar as vinhetas exibidas no início e ao final de cada atividade vem permitindo ao público conhecer um pouco mais sobre nosso patrimônio cultural, mas não só isso. A interação dos bailarinos com os espaços escolhidos revela a poesia que lugares e edificações carregam e as diferentes emoções que esses bens culturais provocam em cada um de nós”.

As apresentações podem também ser conferidas no canal da UGC no YouTube.

Coreografias abrem e concluem as atividades temáticas da programação

Mais programação
Nesta segunda-feira (23), a atividade proposta pela programação foi a mesa-redonda “Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) em Diálogos com as Escolas: Pontes que aproximam”.

Já para esta terça-feira (24) está prevista a última mesa-redonda da programação, sobre “As múltiplas linguagens na formação cultural – Perspectivas para Educação Patrimonial”, que teve o seu horário de realização alterado para as 15h.

A programação do Mês segue, no entanto, entre esta quarta (25) e a sexta-feira (28), a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento, que também hospeda as gravações das atividades já realizadas.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/24/mes-do-patrimonio-coreografias-da-cia-jovem-de-danca-abrem-a-programacao-on-line/

Apoio