Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Simpósio sobre o Patrimônio debate preservação e impactos da pandemia

Publicada em 25/08/2021 às 17:48

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (25) a abertura oficial do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial. Em sua 9ª edição, o Simpósio faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021 e é voltado para pesquisadores, acadêmicos, profissionais de diversas áreas e interessados.

A programação é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), das Faculdades de Tecnologia e Ciências (Fatec) de Itu e de Jundiaí, e do Centro Paula Souza (CPS). Todas as atividades realizadas pela programação contam ainda com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, agradeceu a participação e envolvimento de todos e reforçou sobre a importância do encontro. “Falar sobre o Patrimônio é algo fundamental para mudarmos o nosso comportamento sobre preservação e disso também depende o envolvimento do maior número de pessoas possível. Por isso, em Jundiaí, Cidade das Crianças, envolvemos também as crianças nesse diálogo, para que a mudança que queremos aconteça agora e se reflita no futuro”.

Atividades do Simpósio são voltadas para pesquisadores, acadêmicos, profissionais de diversas áreas e interessados

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, compartilhou o histórico das edições já realizadas do Simpósio e explicou detalhes sobre a programação deste ano. “Com as valiosas parcerias da Fatec e do Centro Paula Souza, este ano trazemos como tema para este simpósio as relações do Turismo, Território e Patrimônio, impactados pela pandemia de Covid – 19. Na direção contrária do País, Jundiaí fomenta o debate e, a partir da interlocução com os pesquisadores, busca trazer para a esfera das políticas públicas o que tem sido discutido no mundo acadêmico”.

Os eixos temáticos que estão sendo discutidos por esta edição do Simpósio são: Planejamento Territorial e o Direito à Cidade; Educação patrimonial, cultura e trabalho e Turismo Cultural e Patrimônio. No total, foram inscritos 20 trabalhos acadêmicos.

Participaram do encontro a diretora da Fatec – Itu, a professora Juliana Verona; o diretor da Fatec – Jundiaí, professor Dr. Francesco Bordignon; a responsável da Unidade de Ensino Superior de Graduação (CESU) do CPS, Renata Cardias; e a professora Drª. Sueli dos Santos, das Fatec – Jundiaí e São Paulo.

A conferência de abertura do Simpósio ficou por conta do professor Paulo Peixoto, da Universidade de Coimbra, que tratou de “Turismo e patrimônio em tempos de pandemia”. Na sequência no período da manhã, foi realizada ainda a mesa-redonda sobre “Planejamento Urbano e Memória Ferroviária”, com os convidados especiais Ewerton de Moraes e Thiago Allis.

Mais programação
A programação segue com transmissão nos canais da Cultura no Facebook e YouTube nesta quinta-feira (26), com as seguintes atividades: a partir das 8h30, o Diálogo “Formação técnica, tecnológica e o Turismo: desafios para a gestão do patrimônio histórico e cultural”, com Guilherme Copiano, a professora Drª. Sueli Batista e Giliard Ribeiro. A partir das 11h, é a vez do Diálogo “Educação patrimonial: projetos e boas práticas”, com Melissa Oliveira, Fernando Siviero e Vastí Ferreira Marques. Já a partir das 19h, o diálogo será sobre “Patrimônio, Comunidade e Ambiente – Uso de Recursos Naturais e dos Patrimônios”, com Fabiana Barbi, Francisco Hernandez e Antônio de Queiroz.

Já na sexta-feira (27) estão programados: a partir das 8h30, o diálogo “Os desafios do Turismo Cultural nas políticas e estratégias de desenvolvimento local e regional no contexto pós-pandemia” terá como convidada especial Renata Cardias. E estão previstas ainda duas sessões de apresentações de acadêmicos e pesquisadores inscritos: das 11h às 13h e das 14h às 18h.

Já no sábado (28), serão realizadas três visitas técnicas à Casa Rosa, para pessoas previamente inscritas.

O espetáculo “Tango Instrumental”, com o Trio Calesita, no Teatro Polytheama, ainda no sábado (28), a partir das 19h, encerra a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultura 2021. Esta será a primeira atração a se apresentar no Teatro Polytheama pelo Programa #JuntosPelaCultura2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, como parte dos espetáculos que Jundiaí receberá por ter sido contemplada no segmento “Circuito SP Online”.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/25/simposio-sobre-o-patrimonio-debate-preservacao-e-impactos-da-pandemia/

Apoio