Aterro Sanitário mantém padrões e parque é utilizado pela população
Desativado em 2006, o aterro sanitário de Várzea Paulista, localizado na via Walter Gosner, tem o monitoramento constantemente realizado pelo Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário – CIAS – formado pelos municÃpios de JundiaÃ, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira e Vinhedo, mantendo os padrões de emissões de gases e células do aterro sanitário e destinando adequadamente o chorume, além do controle geotécnico da área.
São ações de monitoramento e controle com fins de minimizar os impactos no ambiente, e que, continuamente realizadas, possibilitarão a reintegração integral da área.
Os monitoramentos são realizados diariamente, semanalmente, mensalmente e a cada trimestre por empresas especializadas contratadas pela CIAS, com envio de relatórios à Cetesb e ao Ministério Público.
Parte do antigo aterro sanitário foi transformada em um Parque Comunitário, que conta com quadras poliesportivas e que são utilizadas pela população do entorno para recreação. A área remanescente está em processo de estabilização fÃsico-quÃmico da massa de resÃduos para a sua utilização. Para acompanhar a estabilidade das células, foi implantado um sistema de monitoramento geotécnico da área do aterro, realizada por meio de uma rede de marcos superficiais, que permite a observação dos deslocamentos horizontais e verticais do maciço de resÃduos.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)