Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Área atingida por queimada na Serra do Japi chega a 7 milhões de metros quadrados

Publicada em 27/08/2021 às 16:45

A área atingida pelo incêndio na Serra do Japi, em Cabreúva, chegou a 7 milhões de metros quadrados na noite de quinta-feira (26), segundo o levantamento da Defesa Civil municipal. O trabalho de combate às chamas já dura uma semana.

O coordenador da Defesa Civil, Alex Barbosa, detalhou que a equipe preparou um esquema de monitoramento próximo às estradas para evitar que as chamas se alastrem pela área no período da noite, por causa do vento registrado na região.

“A equipe da Defesa Civil vai fazer o monitoramento em uma extensão de cinco a seis quilômetros para poder proteger o outro lado da Serra. Então, precisa desse monitoramento porque se esse fogo chegar por lá a gente pode perder todo o trabalho que foi feito hoje durante o dia”, explica.

Ainda segundo o coordenador, a mudança de clima que está prevista para a partir de sexta-feira (27) pode ser uma esperança para que o fogo seja cessado.

“É uma perda, infelizmente, de árvores, a questão dos animais que estão se sentindo acuados. Então, isso para nós é uma grande tristeza. A gente também conta com a mudança do clima. Está esperado para até domingo a chuva. Então, há esperança de chover para nos ajudar e cessar esse fogo.”

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Flávio Medrado, apesar dos esforços das equipes que trabalham dia e noite no combate, a área é grande e de difícil acesso.

“A área que está incendiada é muito grande e de difícil acesso, mas aos pouquinhos, com a aeronave Águia e as equipes em terra, a gente está conseguindo avançar, mas é bem pouco.”

‘Prejuízo incalculável’

Os animais feridos são também mais um reflexo da queimada. Na terça-feira (24), quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, também conhecidos como coelho-do-mato, foram levados à Associação Mata Ciliar.

A ONG montou uma base de apoio para realizar os atendimentos aos animais encontrados próximos dos focos de incêndio. No total, mais de 100 pessoas trabalham para combater as chamas desde sexta-feira (20), entre bombeiros, guardas municipais, equipes da Defesa Civil e voluntários.

Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente da cidade, as consequências serão severas.

“O prejuízo é incalculável. Se pegarmos a questão da parte de vegetação, foi bem triste de ver a situação. É quase uma situação pós-guerra. Porque o fogo passou e acabou com tudo”, afirma o secretário Maxwell Rodrigues.


Leia mais ClimaMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/27/area-atingida-por-queimada-na-serra-do-japi-chega-a-7-milhoes-de-metros-quadrados/

Apoio