Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Secretário do Meio Ambiente descreve cenário de ‘pós-guerra’ após queimada na Serra do Japi: ‘Prejuízo incalculável’

Publicada em 27/08/2021 às 14:04

O combate às chamas do incêndio na Serra do Japi, em Cabreúva, que começou na sexta-feira (20), ainda continua nesta quinta-feira (26). A área atingida pelo fogo ultrapassa os quatro milhões de metros quadrados. Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente da cidade, as consequências serão severas.

“O prejuízo é incalculável. Se pegarmos a questão da parte de vegetação, foi bem triste de ver a situação. É quase uma situação pós-guerra. Porque o fogo passou e acabou com tudo”, afirma o secretário Maxwell Rodrigues.

Os animais feridos são também mais um reflexo da queimada. Na terça-feira (24), quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, também conhecidos como coelho-do-mato, foram levados à Associação Mata Ciliar.

Imagens de drone mostram área destruída por incêndio na Serra do Japi — Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

A ONG montou uma base de apoio para realizar os atendimentos aos animais encontrados próximos dos focos de incêndio. No total, mais de 100 pessoas trabalham para combater as chamas desde sexta-feira (20), entre bombeiros, guardas municipais, equipes da Defesa Civil e voluntários.

Uma fazenda teve 20 colmeias atingidas pelo fogo na região de Cabreúva. Segundo apurado pela TV TEM, o dono da fazenda chegou a perder 800 quilos de mel durante o incêndio. As colmeias ficavam dentro de uma área de mata na propriedade.

Defesa Civil e bombeiros combatem queimada de grandes proporções na Serra do Japi — Foto: Arquivo Pessoal

(Fonte/Imagem: G1)


Leia mais Meio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/27/secretario-do-meio-ambiente-descreve-cenario-de-pos-guerra-apos-queimada-na-serra-do-japi-prejuizo-incalculavel/

Apoio