Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Acolhidos pela Casa Transitória visitam a Guarda Municipal e se divertem com apresentação do Canil

Publicada em 28/08/2021 às 11:01

As crianças e adolescentes acolhidos pela Casa Transitória tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (27). Com direito a explicações guiadas pelos guardas, eles conheceram as instalações da Guarda Municipal de Jundiaí no Complexo Fepasa, percorrendo desde as instalações administrativas do espaço, como o Centro de Controle Operacional e o Canil.

A Casa Transitória e a Casa de Nazaré, que também já realizou a mesma visita há algumas semanas, são organizações da sociedade civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), termo de colaboração para abrigamento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. Durante o acolhimento, motivado por decisão judicial por conta de violação de direitos, é realizado um trabalho junto à rede socioassistencial até o retorno à família de origem, à família extensa (parentes próximos) ou, esgotadas as possibilitadas, a adoção.

Os visitantes conheceram a estrutura da sede da corporação

O ponto alto da visita foram as demonstrações do Canil, que atualmente conta com 17 cachorros – um Rottweiler, um Bloodhound, dois Labradores e 13 da raça Pastor Belga-Malinois. Os visitantes assistiram a demonstrações com os cães, como busca por faro, identificação de objetos e de pessoas, e puderam tirar suas dúvidas. Isso tudo além de uma pausa para brincar e fazer carinho nos cachorros.

Uma das visitantes, uma adolescente de 15 anos, gostou tanto de conhecer o Canil que ficou “até com vontade de levar um dos cachorros embora”. Outro visitante, de nove anos, também ficou impressionado com os cachorros. “Gostei tanto dos pequenos quanto dos grandes. O mais legal foi conhecer as casinhas onde eles dormem”.

“A proposta desta visita está inserida em uma série de atividades que temos promovidos com os usuários da rede socioassistencial para que eles conheçam os serviços e equipamentos municipais. Dessa forma trabalhamos a mudança de perspectiva e de pertencimento. Tudo começou em junho deste ano, quando uma das acolhidas que sonhava em ser policial realizou seu sonho de conhecer a GMJ. Desde então, promovemos tanto a visita do Canil aos abrigos como visita dos acolhidos à sede da corporação e a outros espaços, como o Mundo das Crianças”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.

No Canil, as crianças e adolescentes puderam assistir a uma demonstração das atividades dos cães

A gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, reforçou que as portas da Unidade e da corporação seguem abertas para estas visitas. “Ficamos felizes em receber este grupo nesta manhã, pois é mais uma forma de compartilhar a nossa preocupação e nossa meta de sempre realizar um serviço de excelência com a sociedade. Nosso papel, de levar paz e tranquilidade à população, é algo que as Forças de Segurança desempenham com muita boa-vontade. Por isso, nossas portas seguem abertas para que vocês venham nos visitar.

Para a educadora social da Casa Transitória Maria Cristina Fernandes, a visita é importante para que os abrigados conheçam novas realidades. “Este contato com as instalações da GMJ e com os guardas é importante para a mudança de perspectivas. Eles conheciam os agentes policiais somente pelo ângulo da abordagem policial e hoje puderam conhecer um outro lado”.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/28/acolhidos-pela-casa-transitoria-visitam-a-guarda-municipal-e-se-divertem-com-apresentacao-do-canil/

Apoio