Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Chuva apaga fogo que devastou grande área de mata na Serra do Japi

Publicada em 28/08/2021 às 10:22

A chuva da madrugada deste sábado (28) colocou fim à queimada que devastou grande área de mata na Serra do Japi, em Cabreúva (SP). A informação foi confirmada pela Defesa Civil municipal, que estava no combate ao fogo desde a semana passada.

As equipes de brigada vão continuar monitorando a área por mais alguns dias para se certificar que nenhum ponto volte a pegar fogo. A área atingida pelo incêndio na Serra do Japi, em Cabreúva, chegou a 7 milhões de metros quadrados na noite de quinta-feira (26), segundo o levantamento da Defesa Civil municipal.

Chuva apagou fogo que devastou grande área da Serra do Japi, em Cabreúva; equipes vão continuar monitorando pontos afetados para evitar novos focos de incêndio

O coordenador da Defesa Civil, Alex Barbosa, detalhou que a equipe havia preparado um esquema de monitoramento próximo às estradas para evitar que as chamas se alastrassem pela área no período da noite, por causa do vento registrado na região.

Ainda segundo o coordenador, a mudança de clima era esperada pelas equipes do órgão para ajudar no combate ao fogo. “É uma perda, infelizmente, de árvores, a questão dos animais que estão se sentindo acuados. Então, isso para nós é uma grande tristeza. A gente também conta com a mudança do clima. É esperado para até domingo a chuva. Então, há esperança de chover para nos ajudar e cessar esse fogo”, disse Barbosa na sexta-feira.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Flávio Medrado, o que dificultou o trabalho é que a área afetada é grande e de difícil acesso. “A área que está incendiada é muito grande e de difícil acesso, mas aos pouquinhos, com a aeronave Águia e as equipes em terra, a gente está conseguindo avançar, mas é bem pouco.”

Por causa da chuva, a aeronave da Polícia Militar não vai até a cidade neste sábado.

(Fonte: G1 / Imagem: Defesa Civil de Cabreúva)


Leia mais CidadesDestaqueJundiaíMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/08/28/chuva-apaga-fogo-que-devastou-grande-area-de-mata-na-serra-do-japi/

Apoio