Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cursos do Funss auxiliam do primeiro emprego ao aprimoramento técnico

Publicada em 03/09/2021 às 11:15

Em uma sala de aula sobre rodas, o jovem Caio Fernandez Serra, de apenas 17 anos, vislumbra oportunidades para o seu primeiro emprego. Estudante do Ensino Médio, o garoto é um dos alunos do curso gratuito de Auxiliar Mecânico de Manutenção, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com a Escola Senai ‘Conde Alexandre Siciliano’. “Quero cursar a faculdade de Direito, mas para custeá-la precisarei trabalhar. Sabendo que a área industrial conta com diversas vagas na região, não pensei duas vezes para me candidatar”.

Para garantir a sua participação, o rapaz contou com a ajuda da mãe, que ficou atenta ao horário agendado para as inscrições on-line. “Eu pensei que não conseguiria me matricular porque, além de gratuito, o curso é oferecido por uma escola reconhecida pela sua qualidade e a procura é grande. Fiquei muito feliz quando soube que tinha dado certo”, disse.

Caio: curso gratuito para buscar o primeiro emprego

Já o Victor dos Santos Assis, de 25 anos, está desempregado há três meses e busca uma recolocação no mercado de trabalho. “Estudei no Senai e também conheço o trabalho do Fundo Social voltado à qualificação por meio dos meus pais, que foram alunos em diversos cursos de gastronomia. Tenho certeza que esta capacitação me ajudará bastante”, afirmou.

Além de abrir portas para novas oportunidades, os cursos gratuitos oferecidos pelo Funss também aprimoram o conhecimento daqueles que já têm experiências. Este é o caso do Tiago William Parra, de 36 anos. Morador do bairro Parque Centenário, o rapaz trabalha em uma cerâmica e conta que aprendeu o ofício na prática diária: “Mas agora eu tenho a chance de me aprofundar tecnicamente e evoluir mais. Eu já consigo interpretar os desenhos e estou adorando. Além de ser de graça e não apertar o orçamento, consigo estudar, trabalhar e participar da rotina da família, como levar as crianças na escola, por exemplo. Tudo se encaixou”.

Tiago e Victor: oportunidade de aprimoramento e recolocação no mercado de trabalho

Reconhecido por sua vocação voltada à qualificação profissional e à geração de emprego e renda, o Fundo Social de Solidariedade retoma este trabalho de maneira responsável e gradativa. A promoção deste curso em uma unidade móvel foi apenas uma das medidas adotadas. “O distanciamento social ainda é necessário para evitar a contaminação e, desta maneira, optamos por diminuir o número de participantes por turma e, também, por não realizar diversos cursos presenciais, na mesma grade, em nossa sede, no Parque da Uva”, explicou a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado. “Assim, a carreta adaptada do Senai chega em boa hora uma vez que oferece a infraestrutura necessária para o ensinamento técnico e ainda permite descentralizar o curso”, concluiu.

A capacitação gratuita ocorre na Escola Móvel Senai, cuja carreta ficará estacionada no Complexo Argos, na Vila Arens, região de fácil acesso à população. O curso de Auxiliar Mecânico de Manutenção segue até o final de setembro, com duas turmas, sendo uma de manhã e outra à tarde. “O Fundo Social é um grande parceiro do Senai porque nos auxilia a direcionar as nossas ações às pessoas que, de fato, necessitam de uma primeira qualificação para buscar trabalho na indústria ou na área de serviços”, disse Fábio Carrion, diretor das unidades de Jundiaí e Itatiba. “Importante é oportunizar, em parceria, condições das pessoas crescerem. Quando as pessoas crescem, as possibilidades são absorvidas e os resultados se refletem na sociedade”, concluiu.

Carreta é adaptada e conta com infraestrutura completa para a qualificação

“Após o término deste módulo básico, os alunos estarão prontos para trabalhar na área, seguindo procedimentos e normas técnicas, de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho”, afirmou o professor Luiz Furlan.

Mais cursos

De acordo com a diretora, Francine Picardi, novos cursos presenciais serão disponibilizados para a população de Jundiaí, gratuitamente: “As turmas e as datas para as inscrições on-line são divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura e do Fundo Social. Em nossa programação, haverá capacitações de diferentes modalidades, como Administrativo, Beleza e Estética, Costura Criativa e Artesanato, entre outros”.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoEmpregoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/09/03/cursos-do-funss-auxiliam-do-primeiro-emprego-ao-aprimoramento-tecnico/

Apoio