Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Escola Inovadora: em acolhimento a famílias haitianas, EMEB faz tradução de recados

Publicada em 04/09/2021 às 15:12

A EMEB Antonio Brunholi Netto conta com três alunos que são filhos de imigrantes haitianos que têm como idioma materno o crioulo haitiano. A diferença, que poderia ser um obstáculo na comunicação entre a equipe escolar e os pais das crianças, acabou por se tornar um acolhimento para a família e mais uma aprendizagem para os educadores que fazem a tradução dos recados enviados pela Escola Inovadora às família.

crianças brincam no escorregador, ao fundo parquinho infantil com crianças
Clawensky não encontra dificuldade para conversar e brincar com os amigos e equipe escolar

Quando as crianças começaram a frequentar a escola, houve grande dificuldade na comunicação com a família. “A equipe decidiu traduzir os bilhetes e a família se sentiu muito mais acolhida por receberem os recados na língua materna deles, tanto que as crianças estão na unidade há quase três anos. Tivemos o auxílio de uma voluntária que conhece o idioma e nos ajuda na tradução dos bilhetes mais complexos como, por exemplo, quando precisamos explicar sobre o escalonamento ou alterações de horários”, contou a coordenadora da EMEB, Gabriela Lima e Silva.

A equipe ainda utiliza as ferramentas disponíveis para tradução na internet quando os comunicados são mais simples. A coordenadora comentou que, além do contato com um novo idioma, a iniciativa de traduzir as informações é uma grande aprendizagem para os educadores. “Aprendemos que a língua materna é muito importante para quem está fora do seu país de origem e, sem dúvida, que o acolhimento não só das crianças, como da família é essencial para todos”, declarou Gabriela.

Mão de mulher segurando celular. Na tela troca de mensagens em crioula haitiano
Equipe faz a tradução dos recados para conversar com as famílias de imigrantes haitianos

Já a comunicação com as crianças é mais fácil, exemplo é o aluno Clawensky Bocicot Exilien, 3 anos, que frequenta a escola desde quando era bebê. Alegre, brincalhão e sorridente, ele conversa e brinca com os colegas de classe, como, hoje, estabelece ótima comunicação com a equipe escolar. Mas o jovem aluno se destaca por entonar tanto palavras em português como em crioulo haitiano.

“Esse é mais um exemplo de trabalho humanizado realizado pela equipe escolar, que não deixa nem alunos, nem família para trás. Essa é a tradução do carinho e preocupação dos educadores para fazer a educação de boa qualidade e a verdadeira Escola Inovadora”, confirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/09/04/escola-inovadora-em-acolhimento-a-familias-haitianas-emeb-faz-traducao-de-recados-1/

Apoio