Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

EMEB Judith Curado Arruda é revitalizada e ganha novos espaços de aprendizagem

Publicada em 08/09/2021 às 14:03

A EMEB Judith de Almeida Curado Arruda não é mais a mesma. A afirmação, segundo a diretora Giuliana Marcellino, foi feita pelos próprios alunos no retorno às aulas presenciais. “Ficaram encantados, principalmente, porque as mudanças levaram em conta as necessidades apresentadas pelas crianças”, contou. “Sempre trabalhamos com propostas ao ar livre, pois nossos espaços são privilegiados. Além disso, aproveitamos para montar locais de leitura, jogos e espaços brincantes”, detalhou a diretora.

Um investimento de mais de R$ 694 mil foi aplicado na escola, para proporcionar novos ambientes para aprendizagem e qualificar o que já existia. Nesta quarta-feira (8), o prefeito Luiz Fernando Machado, a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, e o vice-prefeito, Gustavo Martinelli, conheceram parte dos resultados das obras, alinhados com o Programa Escola Inovadora. 

Área externa com uma parede onde se lê Praça da Leitura, com pintura colorida e uma lousa ao ar livre, pintada de preta. Em frente a esse muro estão crianças sentadas, assistindo a uma aula. Mulher que é a professora e homem, o prefeito Luiz Fernando, estão de costas para a parede e de frente para os alunos
Praça da Leitura é um dos novos espaços contemplados com as obras na EMEB

São mais de 700 crianças e equipe escolar que, agora, podem ensinar e aprender de novas maneiras. Luiz Fernando lembrou que as intervenções reforçam o modelo do desemparedamento da infância. “Os ambientes foram focados no modelo do ensino ao ar livre, ao brincar, à boa prática da literatura. Os investimentos em ambiência escolar fazem parte do processo de construção da melhor aprendizagem. Queremos o melhor para a rede municipal de ensino e para que as crianças se sintam acolhidas nos espaços educacionais de Jundiaí”, afirmou. 

O parque da EMEB ganhou o maior painel sonoro da rede num parque sonoro, uma casa da árvore, um palco onde também é possível fazer sons, paisagismo, revitalização e um parque artístico com elementos brincantes não estruturados. Para completar, a escola ainda recebeu redário, nova iluminação externa, reforma dos sanitários, revisão elétrica, reforma completa da cozinha, drenagem externa, nova rede de esgoto, entre outras melhorias.

 As amigas Ana Julia Cordeiro dos Santos, 8 anos, Fernanda Cabral da Silva, 10 anos, e Isabeli Brito, 7 anos, comemoraram os novos ambientes da escola. “Nós gostamos das pinturas nas paredes e no chão porque não tinha isso antes, ficou muito legal. A casa da árvore também é diferente e agora ficou mais divertido vir para escola e aprender”, contaram.

Homem moreno (o prefeito Luiz Fernando) está de terno azul, abaixado para conversar com três alunas,, são meninas que estão de  uniforme azul.
Luiz conversou com as alunas Ana Julia, Fernanda e Isabelli

As obras dialogam com as propostas pedagógicas, contemplam as áreas dos diversos saberes e foram baseadas na escuta com os estudantes. “A escuta ativa foi aplicada da melhor maneira nesta escola. Não foi apenas o ouvir, mas também o prestar atenção pelo olhar, pelo o que as crianças sentiam e queriam para os espaços da EMEB. As obras são para que os nossos meninos e meninas sejam os protagonistas, para mostrar a criança potente que é estimulada pela educação municipal de Jundiaí”, lembrou Vastí.

A visita ainda contou com a presença da equipe gestora da Unidade de Educação, da equipe escolar da EMEB e do vereador José Antônio Kachan Júnior.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/09/08/emeb-judith-curado-arruda-e-revitalizada-e-ganha-novos-espacos-de-aprendizagem/

Apoio