Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Semana Nacional de Trânsito abordará conceito “Ver e Ser Visto” com foco em motociclistas

Publicada em 08/09/2021 às 09:31

Com o tema “Dicas de Condução Segura – Motociclista – Ver e Ser Visto”, tem início no próximo dia 18 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. O evento contará com diferentes ações para conscientizar a população sobre a importância de boas práticas no trânsito, um trabalho educativo com o objetivo de reduzir acidentes nas ruas e avenidas de Jundiaí.

“Pode parecer simples e corriqueiro, mas o conceito de Ver e Ser Visto é um dos mais importantes para a segurança no trânsito”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “E no caso do motociclista, é necessário que ele tenha consciência de que foi visto por todos os outros condutores. E isso também deve ser estendido para quem está de bicicleta ou a pé.”

Semana Nacional de Trânsito terá ações voltadas a todos os motoristas, com foco especial nos motociclistas

A Semana Nacional de Trânsito contará com atores nas ruas interagindo com motoristas, palestra em escola, divulgação de vídeos nas redes sociais, implantação de faixas educativas, ações voltadas a vagas preferenciais e no Dia Mundial Sem Carro, entre outros.

Uma dessas ações, o projeto Sentindo na Pele, visa sensibilizar a sociedade a partir da vivência das dificuldades que as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida passam diariamente em sua locomoção. Para isso, será montado um circuito com 5 pontos onde os motoristas poderão participar de vivências como: andar de cadeira de rodas, subir e descer usando elevador para cadeirantes, andar com olhos vendados, subir e descer usando muletas e andador e respeito ao ciclista.

Confira a programação abaixo:

  • De 18 a 24/09 – Intervenções com grupo de teatro voltadas para atender o público alvo, os motociclistas, para conscientização de comportamento seguro e a importância de “Ver e Ser Visto”.
  • Dia 20 – Palestra em escola – Palestra de segurança para o trânsito para alunos da EMEB Irmã Flórida Mestag, às 8h.
  • De 18 a 25 – veiculação dos posts e vídeos do Laço Amarelo nos painéis dos Terminais de Transporte Coletivo.
  • Dia 22 – Dia Mundial Sem Carro – Ação de iniciativa voltada à população e empresas e ação específica aos funcionários públicos que atuam no Paço Municipal.
  • Dia 24 – “Só Um Minutinho” – Ação de respeito às vagas preferenciais no Centro, com uso de cadeiras de rodas em vagas de estacionamento regular. Será realizado na Rua Naim Miguel das 8h às 11h, ocupando 7 vagas de estacionamento regulares.
  • Dia 25 – Sentindo na Pele – Projeto com vivências das dificuldades de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. No Paço Municipal, das 9h às 12h.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasTrânsito
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/09/08/semana-nacional-de-transito-abordara-conceito-ver-e-ser-visto-com-foco-em-motociclistas/

Apoio