Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Aproveite o fim de semana para conferir as exposições gratuitas da Cultura em Jundiaí

Publicada em 17/09/2021 às 09:16

Aos sábados e domingos, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes e o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão permanecem abertos para visitação gratuita, das 10h às 17h, e são uma boa pedida para os interessados em conferir as exposições em exibição e os prédios históricos, patrimônios históricos preservados pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Como forma de enfrentamento à pandemia, os espaços são monitorados pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), com ventilação e disponibilidade de álcool em gel. Não é necessário agendamento prévio. A Pinacoteca possui limite máximo de 50 visitantes simultâneos e o Solar e os jardins 100, com acesso controlado no local.

Tanto a Pinacoteca quanto o Museu funcionam de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Três meninas de costas apontam para parede com desenhos em diversas versões do personagem Chico Bento

Pinacoteca
Quem visitar a Pinacoteca, que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, poderá conferir duas exposições, que ficam no local até o dia 27 de outubro.

A exposição “Chico Bento – 60 Primaveras”, que marca o sexagenário do personagem de quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções, tão querido pelos leitores brasileiros. Através de peças históricas e cenográficas, materiais audiovisuais, fotografias, o personagem da Vila Abobrinha é homenageado e tem sua trajetória narrada ao longo de tantos anos de sucesso.

Já a exposição “Jundiaí Terra da HQ” traz os trabalhos de 28 quadrinistas, veteranos e iniciantes, com a curadoria de Ede Galileu, ressaltando a contribuição da região de Jundiaí e de seus artistas para a produção dessa linguagem artística.

Para a criançada e adolescentes, estão sendo realizadas ainda as oficinas gratuitas de HQ. As oficinas são feitas às sextas, sábados e domingos, pelos oficineiros Podre Flores, Célio Luigi e Ede Galileu, para grupos nas faixas etárias de 04 a 13 anos. Os interessados nas quase 500 vagas devem se inscrever gratuitamente pela internet. O material necessário para a realização da oficina é disponibilizado também gratuitamente no local.

Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Crianças usando máscaras, sentadas em carteiras escolares, realizando atividade com lápis e papeis
As oficinas são realizadas às sextas e aos finais de semana até o final de outubro

Museu
Já no Museu Histórico e Cultural, que fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, os visitantes poderão conferir parte do acervo permanente exposto e a mostra “Jundiahy… Jundiaí!”, que retrata, por meio de fontes históricas como arquivos, fotos, documentos e instalações interativas, a História de Jundiaí ao longo dos séculos.

Os visitantes poderão aproveitar também os jardins do Solar, com espaços de tranquilidade e descanso junto à natureza, além de instalações dos programas Cidade das Crianças e Pé de Infância da Rede Urban95, como a casa na árvore, os brinquedos de madeira para desenvolvimento psicomotor e as placas com QR codes com o canto dos pássaros que também frequentam o local.

Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Sala de exposição, com piso de madeira, e estandes com objetos, e mulher de gorro ao fundo
Exposição no Museu retrata a História de Jundiaí através de fontes históricas

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/09/17/aproveite-o-fim-de-semana-para-conferir-as-exposicoes-gratuitas-da-cultura/

Apoio