Guarda Civil de São Bernardo do Campo busca modelo da Patrulha Guardiã Maria da Penha
Representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo (São Paulo) visitaram nesta quinta-feira (16) a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), no Complexo Fepasa. Entre os vários assuntos discutidos, a pauta principal do encontro foi o trabalho desenvolvido pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), em cujo modelo a corporação do Município do ABC Paulista tem interesse para aplicação junto a seus agentes.
O subcomandante Leão, da GCM de São Bernardo do Campo, explica que “o modelo da GMJ foi escolhido pelo excelente trabalho que tem realizado junto a mulheres em vulnerabilidade”. E acrescenta “A lei já foi aprovada na Câmara Municipal. Agora estamos no aguardo do Ministério Público para iniciarmos as tratativas com os órgãos envolvidos”.
Referência na região, o programa da GMJ foi criado em julho de 2019 e atua no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. Segundo números da UGSM, houve uma redução de 17,5% medidas protetivas encaminhadas para a GMJ no período, de 177 no primeiro semestre de 2020 para 146 no mesmo período deste ano.
O subcomandante da GMJ, Sandro Vilas Boas, que interinamente ocupa o cargo de comandante da corporação, explica que “a atuação tem sido fundamental na proteção dessas mulheres. Os acompanhamentos são realizados diariamente, de modo alinhado com o Ministério Público (MP)”.
A chefe da equipe que integra o programa, subinspetora da GMJ Arlete Leite, compartilhou com os visitantes o funcionamento da Patrulha. “O programa é de nossa execução, com idealização do MP, importante parceiro, que determina a importância do sigilo das vítimas, com quem as equipes realizam rondas e entrevistas constantes. Deixamos também um contato direto para a vítima, para que entrem em contato em caso de urgência”.
Junto com o subcomandante Leão da GCM, também acompanharam a visita o inspetor-chefe Everton, além dos guardas 1ª Classe Anderson Oliveira e 2ª Classe João de Deus.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)