Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Guarda Civil de São Bernardo do Campo busca modelo da Patrulha Guardiã Maria da Penha

Publicada em 17/09/2021 às 10:28

Representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo (São Paulo) visitaram nesta quinta-feira (16) a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), no Complexo Fepasa. Entre os vários assuntos discutidos, a pauta principal do encontro foi o trabalho desenvolvido pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), em cujo modelo a corporação do Município do ABC Paulista tem interesse para aplicação junto a seus agentes.

O subcomandante Leão, da GCM de São Bernardo do Campo, explica que “o modelo da GMJ foi escolhido pelo excelente trabalho que tem realizado junto a mulheres em vulnerabilidade”. E acrescenta “A lei já foi aprovada na Câmara Municipal. Agora estamos no aguardo do Ministério Público para iniciarmos as tratativas com os órgãos envolvidos”.

Referência na região, o programa da GMJ foi criado em julho de 2019 e atua no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. Segundo números da UGSM, houve uma redução de 17,5% medidas protetivas encaminhadas para a GMJ no período, de 177 no primeiro semestre de 2020 para 146 no mesmo período deste ano.

Três homens e uma mulher, com uniformes de policiais e usando máscaras, em frente a um muro com banner com mosaico de brasões
GMJ apresentou o programa municipal aos representantes da Guarda Civil do Município do ABC Paulista

O subcomandante da GMJ, Sandro Vilas Boas, que interinamente ocupa o cargo de comandante da corporação, explica que “a atuação tem sido fundamental na proteção dessas mulheres. Os acompanhamentos são realizados diariamente, de modo alinhado com o Ministério Público (MP)”.

A chefe da equipe que integra o programa, subinspetora da GMJ Arlete Leite, compartilhou com os visitantes o funcionamento da Patrulha. “O programa é de nossa execução, com idealização do MP, importante parceiro, que determina a importância do sigilo das vítimas, com quem as equipes realizam rondas e entrevistas constantes. Deixamos também um contato direto para a vítima, para que entrem em contato em caso de urgência”.

Junto com o subcomandante Leão da GCM, também acompanharam a visita o inspetor-chefe Everton, além dos guardas 1ª Classe Anderson Oliveira e 2ª Classe João de Deus.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíSegurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/09/17/guarda-civil-de-sao-bernardo-do-campo-busca-modelo-da-patrulha-guardia-maria-da-penha/

Apoio