Horta Urbana inicia segunda turma com capacitação na Unidam
Lançado na Semana do Meio Ambiente, o programa Horta Urbana inicia a segunda turma de capacitação neste sábado (9). Com objetivo de disponibilizar áreas públicas ociosas para os munícipes que queiram cultivar hortaliças, plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e espécies frutíferas, a ação conta com aulas teóricas e práticas para a capacitação dos interessados em empreender na agricultura e cultivar com cessão de uso de área pública.
Nesta segunda edição foram 26 inscritos de toda a cidade, que, ao final da capacitação poderão identificar áreas próximas à residência para o desenvolvimento da horta. O programa Horta Urbana conta com o apoio das Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Infraestrutura e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Escola de Gestão Pública, Governo e Finanças, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Joelma Marcolino se inscreveu para participar da capacitação com o interesse em adquirir conhecimento e espaço para implementar uma horta em permacultura, ou seja, envolvendo alimentação orgânica, cuidado com o solo, água, e contribuindo com a sociedade. “Desde que a pandemia começou, perdi o emprego e me dediquei a estudar. Quero desenvolver um projeto que seja sustentável e que sirva como semente para estimular outras pessoas”, comenta a atriz e professora de teatro.
De acordo com a coordenadora do programa, Rita Stringari, as aulas são teóricas e práticas. Ao final, o grupo terá o apoio das unidades de gestão para o início do cultivo. “A orientação permanece ao longo de todo o projeto”, comenta.
Para a a diretora de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini. “A formação é o primeiro passo para que os interessados em cultivar hortas urbanas avancem. A cessão de uso de área é oferecida àqueles que terminarem o ciclo”, explica.
Segundo a diretora da Escola de Gestão Pública (EGP) Clara Magalhães, a parceria fortalece a sociedade. “A partir da EGP é viabilizada a oferta de conhecimento para a população, que, ao final do curso terá a possibilidade de gerar renda a partir do cultivo de verduras e legumes”, detalha.
O curso prossegue por mais três sábados do mês de outubro, sendo realizado no espaço da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)