Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Exposição “Chico Bento – 60 Primaveras” conta com audiodescrição para cegos

Publicada em 10/10/2021 às 09:39

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebeu, na tarde desta sexta-feira (08), a visita de alunos atendidos pelo Instituto Jundiaiense Luiz Braille. O grupo conferiu a exposição “Chico Bento – 60 Primaveras”, que conta com audiodescrição e sinais sonoros para cegos.

Munidos de equipamento de áudio que explicava e descrevia os conteúdos de cada sala expositiva, os visitantes puderam conferir a exposição e interagir com a sua proposta.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a acessibilidade promovida pelo espaço cultural e pela exposição permitiram que os visitantes mergulhassem no universo do personagem de Maurício de Sousa. “A garantia de acessibilidade neste importante patrimônio histórico foi uma das preocupações que tivemos ao longo das intervenções e manutenções realizadas periodicamente no local. A proposta, além de garantir uma melhor experiência do público e da classe artística visa a inclusão de todos os públicos”.

Grupo recebeu o equipamento de áudio no início da visita

Ariosto Conceição, assistido e voluntário do Instituto, e um dos organizadores da visita, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Estou acostumado a visitar exposições em São Paulo e sentia falta de iniciativas como esta no Município. É bom ver esta preocupação da Prefeitura, que se soma à nossa vontade e capacidade de frequentar esses locais. Pudemos tocar o boneco, os móveis antigos, conferir que são todos de madeira maciça. Esta exposição está maravilhosa”.

Já para Leandro Almeida, de 38 anos, a exposição propôs um exercício de imaginação. “Esta é a primeira exposição que visito desde a pandemia. Para mim, está sendo um exercício de imaginação. Como já enxerguei, até os meus 26 anos, e conhecia os personagens, a audiodescrição tem ativado a minha memória fotográfica. Tem sido uma ótima experiência, inclusive pela acessibilidade”.

Devido ao sucesso de público, a exposição “Chico Bento – 60 Primaveras” foi prorrogada para 19 de dezembro.

Esta foi a primeira exposição que Leandro visitou desde a pandemia

Quem visitar a Pinacoteca pode conferir também a exposição “Jundiaí Terra da HQ”, com obras de 28 quadrinistas da região, com a curadoria de Ede Galileu; além de parte do acervo permanente e de quadros do pintor Inos Corradin.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Não é necessário agendamento prévio (com exceção para grupos). São permitidas até 50 pessoas no local, conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), e com controle de acesso na entrada.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Cultura
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/10/10/exposicao-chico-bento-60-primaveras-conta-com-audiodescricao-para-cegos/

Apoio