Cidade conectada: SAEPRO agiliza os processos de aprovação de obras particulares
Lançado em 2019, o novo Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos de Obras (SAEPRO), por meio do qual são realizadas as análises e aprovações de processos de obras particulares por várias unidades e departamentos da Prefeitura, está em funcionamento totalmente digital, o que agiliza e facilita a vida dos profissionais da área de construção e projetos.
A arquiteta Cristiane Aparecida Marques chegou a trabalhar com o sistema de aprovação de projetos ainda no papel, mas já aprova a ferramenta on-line. “O novo Saepro facilitou e agilizou as aprovações, reduziu tempo, custo com impressões/plotagens, espaço de armazenamento, pois os documentos e processos aprovados são digitais e não precisam mais de arquivo físico. Sem contar o conforto de usar o sistema em qualquer dia, local e horário, não só durante o expediente da Prefeitura. Podemos ainda acompanhar cada etapa de todos os processos em andamento de forma direta, rápida e prática, além da agilidade, pois diminuiu bastante o tempo de aprovação com tudo digital”, afirma a profissional.
“Jundiaí é a oitava colocada no ranking de cidades inteligentes e conectadas, segundo a Connected Smart Cities. Os sistemas da Prefeitura de Jundiaí devem estar cada vez mais voltados à inovação que proporcione melhorias para a população. A meta é ter uma gestão digital, com os serviços de fácil acesso à população”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.
Todo o sistema é on-line, desde o protocolo até sua efetiva conclusão. “O SAEPRO foi primordial para que os processos de aprovação de projetos não sofressem paralisação durante os períodos mais restritos da pandemia. Mesmo em trabalho remoto, a equipe conseguiu dar andamento aos processos. Inclusive, a pandemia foi um acelerador de algumas funcionalidades do sistema”, lembra o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
Além da agilidade, o sistema concentra todo o processo em um único local. “O SAEPRO eliminou o processo físico, isso é um ganho ambiental muito grande, pois dentro da Prefeitura é papel zero. Antes, alguns processos geravam centenas de impressões”, comenta o técnico em construção Civil da Dapeu, Fabio Henrique Cescon da Silva.
Desde a implantação do sistema digital, mais de 7.600 processos já foram protocolados, sendo que 62,5% concluídos, 14,2% em análise, 8,2% em comunique-se e 15,1% cancelados ou indeferidos. “Os números mostram a agilidade que o sistema apresenta”, comenta o diretor do Departamento de Licenciamento de Obras e Instalações, Fábio Aurélio Teixeira Lusvarghi.
Além dos profissionais que atuam com obras, o SAEPRO também conta com funcionalidades para o munícipe como confirmar a autenticidade e a validade de alvarás emitidos pelo sistema (para projetos protocolados a partir de 11/11/2019). Basta acessar o site, fazer o cadastro e navegar pelas funções disponíveis.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí