Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Após 30 anos fora dos palcos, professora de educação física realiza sonho de dançar balé

Publicada em 15/10/2021 às 10:54

Um momento de encontro consigo mesma através da dança é como a realização de um sonho para a professora de educação física, Regina Célia da Silva Tavares, de 62 anos. O que parecia estar distante pelas limitações do corpo não a impediu de voltar aos palcos como bailarina depois de 30 anos longe da plateia.

Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia do Professor e a moradora de Jundiaí relatou os desafios da profissão durante a pandemia e a experiência que também vive como aluna de balé clássico.

Em entrevista pelo telefone, a professora lembra que a dança sempre fez parte da vida dela e que é uma de suas maiores paixões. Ela começou a dançar aos 9 anos e permaneceu até os 19, quando precisou parar por causa da faculdade.

“Depois eu me casei e parei. Tive meus filhos, voltei de novo e parei. Agora, com 62 anos, comecei a querer voltar mesmo. Quando eu entro na sala para ter aula eu não penso em mais nada. É um momento que eu sou de verdade, ali sou inteira”, conta.

Professora de educação física decide voltar à ‘sala de aula’ e realiza sonho de dançar balé — Foto: Arquivo Pessoal

Regina Célia voltou a frequentar as aulas de balé em 2015. Há três anos, ela começou a estudar em uma escola de dança particular que fica na Avenida Jundiaí, no bairro Anhangabaú.

O professor que ministra as aulas de balé, Júnior Souza, conta que é gratificante acompanhar a evolução dos alunos.

“Ela sempre fez aulas comigo e até então foram apenas conquistas e espetáculos. Foi uma evolução mesmo. É a realização de um sonho e resultado também, falando mais da parte técnica. Ela constrói aos poucos essa evolução dos movimentos.”

Para a professora, já foram muitos os obstáculos enfrentados no processo de aprendizagem do balé, no entanto, o amor pela dança e sensação de estar vivendo um sonho é o que lhe motiva a continuar.

“A dança é um exercício completo, é terapia. Falo isso como professora de Educação Física também. A dança trabalha de dentro para fora. Para mim, é tudo. O balé é minha vida, é meu sonho, é minha casa interior. Ali eu me transformo e me mostro como eu sou.”

Dificuldades e superação
Usar a sapatilha de ponta era um sonho que Regina Célia não conseguiu conquistar aos 16 anos, quando tentou pela primeira vez. Depois dos 60, ela resolveu tentar de novo e já consegue se equilibrar. Segundo ela, as dores estão diminuindo aos poucos e é mais um avanço.

“Quando eu comecei a fazer a ponta eu falei que eu achava que não ia conseguir. Eu tinha muita dor no pé. O que eu sinto no meu corpo com 62 anos é um endurecimento das articulações. Eu tenho a dificuldade maior, principalmente, para fazer o espacate. É uma coisa que ainda não consegui superar.”

Um dos próximos objetivos que a professora pretende conquistar é conseguir fazer o espacate até o próximo ano. O movimento requer treino e dedicação, algo que ela está buscando pôr em prática a cada dia.

Regina Célia já consegue usar a sapatilha de ponta, algo que era um dos seus maiores sonhos — Foto: Arquivo Pessoal

(Fonte: g1/Imagem: Arquivo Pessoal)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/10/15/apos-30-anos-fora-dos-palcos-professora-de-educacao-fisica-realiza-sonho-de-dancar-bale/

Apoio